Alimentação Saudável

O delicioso bolo de maçã que se prepara em menos de 5 minutos

É rápido, saudável e e praticamente não suja louça. O que mais poderíamos pedir? A receita é a da plataforma "Made by Choices".
Perfeita para estes dias cinzentos.

Os bolos de caneca são a solução ideal para quem quer não perder muito tempo na cozinha ou para quem precisa de um doce depois do jantar, sentado no sofá a ver uma série.

E é uma daquelas receitas que pode fazer quando organizar uma jantarada em casa e faltar a sobremesa. O mais certo é ouvir como reação: “deve ter dado tanto trabalho”. No entanto, só precisa de dois minutos para a preparação.

Nesta sugestão de Vânia Ribeiro autora do “Made by Choices”, a maçã é a protagonista. Esta é daquelas frutas que raramente falha nas casas portuguesas e, além de deliciosa, é benéfica para a saúde. E quando a junta à canela, o resultado para o organismo é surpreendente.

A maçã é rica em fibras que ajudam a regular o trânsito intestinal e a controlar o apetite e a canela é rica em triptofano — um percursor da serotonina, responsável por baixar os níveis de stress —, além de ajudar o corpo a gastar mais calorias.

A receita pode ser feita no microondas, em dois minutos, ou no forno, mas aí irá demorae cerca de 15 a 20 minutos. 

Do que precisa

— 4 colheres de sopa farinha de aveia
— 1/2 maçã
— 1 colher de sopa óleo de coco ou azeite
— 2 a 3 colheres de sopa de bebida vegetal usei de aveia
— 1 colher de sopa adoçante
— 1/2 colher de chá canela em pó
— 1/4 colher chá fermento para bolos

Como se faz

Comece por descascar a maçã e corte-a em cubos pequenos. Numa chávena (caneca ou xícara) coloque a farinha de aveia, a canela em pó, o adoçante, o óleo de coco, a bebida vegetal e o fermento. Misture tudo muito bem com um garfo ou colher até formar uma massa sem grumos.

A esta mistura adicione os pedaços de maçã (reserve alguns para decorar) e envolva-os na massa. Junte os restantes pedaços em cima da massa. Coloque a chávena ao microondas e ligue na potência máxima durante 2 minutos.

No forno o processo é igual, mas lembre-se do o pré-aquecer a 180º — depois é só deixar cozer por 20 minutos. 

Se não gosta de perder muito tempo, carregue na galeria para descobrir outras receitas de bolos que também se preparam na caneca.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT