Alimentação Saudável

O delicioso bolo vegan de mirtilos e chocolate que se prepara em 20 minutos

Também não tem glúten. É daquelas opções saudáveis super fáceis de se fazer, que agrada a todos e que é sempre bem-vinda a todas as horas.
Que tal combinar mirtilos e chocolate num delicioso bolo?

Quando chega a hora de escolher uma sobremesa, a parte mais difícil é escolher entre uma peça de fruta saudável e algo mais apetecível, como é o caso do chocolate. Mas, e se lhe dissermos que é possível combinar os dois e comer sem estragar a dieta?

Há frutas que são um verdadeiro doce, tal o valor nutricional que têm. O mirtilo é um desses saborosos e nutritivos exemplos. É visto por muitos como um superalimento, sendo uma excelente fonte de fibras, vitamina C, K e ferro. E calorias? Pouquíssimas, garantimos-lhe.

De acordo com um estudo publicado em 2010, na Tufts University, os mirtilos são das frutas e vegetais com maiores benefícios antioxidantes para a saúde. Uma componente nutricional que se dobra quando combinada com o chocolate, também popular pelo seu alto nível de antioxidantes.

Os mirtilos, com um sabor adocicado que oscila entre o doce e o amargo, e o chocolate — cujo sabor não é sequer preciso ser explicado — são assim a maravilhosa combinação da proposta da nutricionista Ana Bravo, na sua página do Instagram. Este é um bolo fofo de mirtilos e chocolate, vegan e sem glúten que, segundo a criadora da receita “é só delicioso!”.

Esta receita cheia de personalidade pode ser servida não só como sobremesa, mas também como lanche para toda a família. Não estranhe que queiram repetir fatia a fatia, vezes sem conta.

Nove ingredientes e pouco mais do que 20 minutos é tudo o que precisa para ver confecionado este bolo de mirtilos e chocolate que, relembre-se, para além de ser delicioso, é vegan e não tem glúten.

Do que precisa

— Meia chávena de flocos de aveia
— Meia chávena de bebida de soja
— Meia banana madura
— Uma colher de sopa manteiga de amendoim
— Canela (qb)
— Uma colher de café de fermento
— Um terço de chávena de mirtilos
— Uma colher de sopa de sementes de chia
— 10 gramas de chocolate (com mais de 70 por cento de cacau)

Como se faz

Comece por programar o forno a 180 graus. Bata a banana com a aveia, a bebida de soja, a manteiga de amendoim e a canela. Quando tiver uma mistura homogénea, adicione ao preparado o fermento. Envolva depois a chia com os mirtilos. Numa forma pequena, disponha cerca de três quartos da massa, adicione os mirtilos e volte a colocar o resto da massa que restou. Como toque final, polvilhe com o chocolate picado e leve ao forno durante cerca de 20 minutos. Vá testando o estado da confeção com o teste do palito. Pode comer este bolo fofo de mirtilos e chocolate (vegan e sem glúten) morno ou pode deixar arrefecer.

A NiT escolheu 12 receitas de lanches práticas que não estragam a dieta e ajudam a controlar o apetite (e o peso). Para as conhecer, carregue na galeria.

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