Alimentação Saudável

O delicioso (e barato) iogurte líquido que está a deixar os fãs de proteína loucos

Custa menos de um euro no Pingo Doce e tornou-se um fenómeno entre os que não abdicam de reforçar o consumo deste nutriente.
Está a voar dos supermercados.

Quando os skyrs e os iogurtes proteicos chegaram ao mercado, em 2017, geraram grandes corridas aos supermercados. Foi a loucura. Todos queriam provar os novos laticínios com pouca gordura e com um maior teor de proteína. O fenómeno foi tal que começaram a surgir cada vez mais alimentos do género. Mousses, gelatinas e pudins são apenas alguns dos exemplos. Porém, quando procuramos versões mais práticas e fáceis de transportar, a escolha recai sobre os iogurtes líquidos proteicos. Esta é apenas uma das razões que levam muitas nutricionistas a incluí-los como snack nos mais diversos planos alimentares.

Os iogurtes normais, já são uma “importante fonte de cálcio e fósforo”, dois micronutrientes essenciais na prevenção da osteoporose, uma vez que “ajudam a diminuir a perda de massa óssea associada ao avançar da idade”.  E estas versões têm ainda a vantagem de serem ricos em proteína. Uma embalagem de aproximadamente 200 ml tem cerca de 18 gramas deste nutriente.

O consumo proteico é importante por várias razões, sendo que se destaca o seu poder na regulação do apetite. “É importante sentirmo-nos saciados e não estarmos sempre com sensação de um vazio”, lembram os especialistas em nutrição. A ingestão de proteína não só é importante para os músculos e pele tonificados que muitas pessoas procuram. “É também fundamental para a nossa longevidade, funcionalidade e autonomia.”

Este nutriente está muito associado a desportistas, mas estes iogurtes não são só para atletas. “Podem ser consumidos por todas as pessoas saudáveis”, explicam. Estes iogurtes proteicos podem ser incluídos na alimentação diária, no entanto, é necessário ter atenção à ingestão calórica. “As pessoas pensam que por terem proteína estas opções são muito melhores e podem ser acrescentadas ao que já comiam habitualmente. Não é aconselhável porque estão a aumentar o valor calórico total do dia.”

São também um poderoso aliado da dieta dos mais idosos. Segundo os especialistas do hospital Lusíadas, são opções interessantes ponto de vista nutricional e também sensorial. “Isto porque esta população tem tendência para registar uma maior necessidade de ingerir proteína (consequência do processo de envelhecimento) e porque nestas idades se regista uma redução progressiva do seu aporte alimentar, pelas mais diversas razões.”

Tem 230 gramas.

Contudo, é preciso escolher bem. Nem todas as versões que se encontram disponíveis no mercado são igualmente interessantes do ponto de vista nutricional. A nutricionista Sónia Marcelo lembra que deve sempre analisar o rótulo das embalagens.

O Pingo Doce não ficou de fora desta grande tendência dos alimentos proteicos e lançou a linha “Go Active”, com várias propostas baixas em gordura e ricas em proteína. Entre elas, estão os iogurtes líquidos que estão a tornar-se uma loucura entre os fãs deste nutriente. Por 100 gramas estes iogurtes têm 8 gramas de proteína, 72 calorias e 6,4 gramas de açúcar. Cada embalagem tem 230 gramas e custa 0,94€.

“A lista de ingredientes é curta, sem corantes, nem conservantes. Tem um edulcorante (sucralose) e não tem açúcar”, começa por analisar Sónia Marcelo. No entanto, a nutricionista salienta que não é um produto magro, porque é feito com leite meio gordo. “Embora torne o iogurte mais calórico, também oferece uma maior quantidade de vitaminas lipossolúveis, como a vitamina D”, explica.

Esta é apenas uma das várias opções de iogurtes líquidos proteicos à venda nos supermercados nacionais. Carregue na galeria para conhecer mais algumas e os respetivos preços.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT