Alimentação Saudável

O detox da Páscoa dispensa batidos. Pode ter ovos escalfados e muito molho

Ajudar o corpo a "compensar" alguns excessos não precisa de ser um sacrifício. Com a receita da Panelinha de Sabores, nem vai notar diferença.
Muitos legumes e um ovo escalfado delicioso.

No Natal e no Ano Novo é comum fazer-se um detox para eliminar os excessos das entradas deliciosas com enchidos, as sobremesas típicas e um ou outro(s) copo de vinho. Porque não aplicar a mesma regra na Páscoa? Claro que não há milagres, até porque o nosso organismo elimina as toxinas naturalmente — e a cabeça precisa das exceções que se cometem nestas datas — mas, se calhar, até vai saber bem um intervalo das refeições mais pesadas.

Apesar de o nosso corpo fazer o trabalho sozinho, podemos dar um empurrãozinho nesse processo com a ingestão de ingredientes mais fibrosos e muitos líquidos — promovem naturalmente a excreção urinária e a regulação do trânsito intestinal. E não, não precisa de ser uma dieta à base de batidos e fruta. Podem ser refeições normais, que sem fugir à norma, dão prioridade a ingredientes que facilitam a digestão. 

A ideia, desta vez, passa pela proposta de Sandra Nereu, conhecida pelo seu blogue Panelinha de Sabores. Ao contrário do que possa pensar, o prato conta com um refogado saboroso, muito molho e um famoso ovo escalfado — não há mesmo nada a temer. A vantagem, é que não tem carne nem peixe, mas antes muita fibra “para limpar os excessos das férias”, como diz a cozinheira. 

Do que precisa 

— 1 cebola
— 1 colher de sopa de azeite
— 3 dentes de alho
— 1 beringela ou curgete
— 1 tomate maduro
— 3 colheres de sopa de polpa de tomate
— 300 gramas de cogumelos
— Pimentão doce, salsa seca, tomilho seco e sal para temperar
— Feijão preto cozido
— Salsa fresca picada a gosto
— Ovos escalfados ou estrelados para servir

Como se faz

Leve ao lume uma frigideira larga com a cebola e o azeite. Quando amolecer, junte o alho e misture. Acrescente a beringela ou curgete e o tomate partidos em pequenos cubos, a polpa e 200 mililitros de água. Deixe ferver tapado em lume médio, até reduzir o líquido e a beringela se desfaça ao pressionar. Esmague alguma para espessar o molho.

Junte os cogumelos partidos em quartos, tape e ferva por mais 3 minutos. Adicione o feijão e a salsa e misture. Mantenha tapado em lume baixo, enquanto se preparam os ovos. Para estes, leve ao lume um pequeno tacho com água. Quando ferver, mexa-a de forma a fazer um remoinho e coloque o ovo no centro. Quando a clara estiver branca, retire com uma escumadeira.

Sirva quente com o ovo por cima.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Panelinha de Sabores Sandra Nereu (@panelinha_de_sabores)

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT