Alimentação Saudável

O empadão caseiro super fit que se faz com batata doce (e lembra o das nossas avós)

É a típica comida de conforto que promete satisfazer toda a família — e numa versão mais saudável, com batata doce e atum.
Uma criação de Luísa Fortes da Cunha.

O céu está mais cinzento e o estômago já começa a pedir aquele tipo de comida caseira e mais quente, inspirada no tempo dos nossos avós. Luísa Fortes da Cunha, a criadora do “My Casual Brunch”, era adolescente quando entrou na cozinha lá de casa e explicou aos pais que iam todos começar a comer melhor. Foi algo de visionário, tendo em conta que na altura as lições de nutrição iam pouco além da famosa Roda dos Alimentos.

Atualmente, a professora e autora continua a colocar o mesmo espírito saudável em o tipo de refeições.  A ideia é simples: é perfeitamente possível comer bem e ficar saciado, sem abdicar do sabor e ganhando saúde.

Uma das suas apostas mais seguras da comida de conforto é uma receita de empadão com batata doce. Falamos de um alimento rico em hidratos de carbono complexos de baixo índice glicémico, ou seja, de absorção lenta.

Do que precisa

Para o puré

— 1 kg de batata-doce congelada
— 1 dente de alho
— 1/2 chávena de chá de leite
— Duas colheres de sopa de azeite
— Sal e pimenta qb
— Uma colher de chá mal cheia de noz-moscada

Para o recheio

— 3 colheres de sopa de azeite
— 1 dente de alho
— 1 alho francês
— Uma curgete pequena
— Uma lata de atum (podem substituir por cogumelos)
— 1/2 molho de espinafres

Como se faz

Comece por cozer as batatas em água e sal. Depois de cozidas, escorra a água e esmague as batatas. Tempere com pimenta e junte a noz-moscada, o azeite e o leite. Mexa até obter um puré homogéneo. Reserve. Para o recheio, comece por saltear um pouco de alho picado, alho francês cortado bem fino, curgete em cubos pequenos, os espinafres e, por fim, junte a lata de atum (ou os cogumelos).

De seguida, coloque uma camada de puré de batata no fundo de um pirex que foi previamente untado com azeite. Depois coloque o recheio e cubra com mais uma camada de puré de batata. Pincele com gema de ovo e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 20 minutos. “Pode ainda gratinar por alguns minutos para ficar mais dourado”, aconselha a autora.

Ser saudável (ou perder peso) não é sinónimo de nos privarmos dos alimentos de que mais gostamos. E muito menos de passar fome. Carregue na galeria e descubra outras oito refeições principais (e com poucas calorias) que pode fazer em casa.

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