Alimentação Saudável

O fruto pouco calórico, muito fresco e acessível que ajuda a prevenir doenças cardíacas

É muito comum nos frigoríficos dos portugueses e tem mais benefícios do que imagina. É ótimo em saladas, sumos e até sopas.
É considerado um superalimento.

Todos os dias surgem novos métodos nas redes sociais para emagrecer, assim como produtos supostamente milagrosos à venda nos supermercados que prometem resultados rápidos. Porém, a forma mais simples e acessível de perder ou manter o peso está quase sempre na despensa e no frigorífico lá de casa.  As cerejas, o alho francês e a melancia são apenas três dos frutos que podem ajudá-lo neste processo. A esta lista, junta-se também o tomate.

É tratado muitas vezes como um legume, mas é na verdade um fruto. O tomate tem diversos benefícios para a saúde. É rico em licopeno — um antioxidante que protege dos radicais livres presentes nas células —, em vitamina C, potássio, fibra e folato.

Na gastronomia portuguesa é comum encontrá-lo em saladas, molhos, assados — como prato principal ou como acompanhamento. Contudo, poucos conhecem os verdadeiros benefícios deste fruto para a saúde.

O seu consumo está associado a uma redução do risco de desenvolver cancro, nomeadamente da próstata e doenças cardíacas. Combate o envelhecimento muscular e ajuda a manter a saúde da pele, cabelo e ossos”, explica à NiT a nutricionista Sónia Marcelo. Isto deve-se ao seu elevado teor em antioxidantes, moléculas que previnem a oxidação celular. Esta oxidação pode levar a lesão ou morte das células, que está na origem de doenças degenerativas, demência ou outras doenças como as mencionadas anteriormente. 

É um dos alimentos menos calóricos e mais frescos para o verão: 100 gramas de tomate contêm cerca de 23 calorias — sim, leu bem. É composto por 95 por cento de água, sendo os outros 5 por cento maioritariamente relativos a hidratos de carbono e fibra, “o que o torna ideal para incluir em todas as refeições, sobretudo nos dias mais quentes”, sublinha a especialista em nutrição.

Os benefícios deste fruto podem ainda variar consoante a forma como é preparado. Quando consumido em sumo, por exemplo, conta com uma concentração de licopeno mais elevada. Se for cozinhado, o licopeno é ainda mais facilmente absorvido pelo nosso organismo.

Os tomates são apenas um dos muitos alimentos que devem ser incluídos na alimentação regularmente, de forma a manter uma dieta nutritiva e equilibrada. Se pretende eliminar o açúcar do sangue de forma natural e saudável descubra como a batata pode contribuir para essa eliminação. Já para manter uma aparência mais jovem e cuidada, saiba como o alho francês pode ser seu aliado. Se tem problemas com o sono, uma das frutas exóticas mais comuns em Portugal pode ajudar.

Outra das vantagens do tomate é a sua versatilidade. Carregue na galeria para conhecer algumas receitas rápidas e fáceis de preparar onde este fruto é um ingrediente chave.

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