Alimentação Saudável

O gaspacho de morango que vai querer comer o resto do verão para se manter em forma

É super fácil de fazer e leva poucos ingredientes. O melhor é que, além de delicioso, é nutritiv0 e ajuda na perda de peso.
Um gaspacho diferente.

O gaspacho é um dos pratos regionais mais conhecidos das zonas do Alentejo e Algarve. Normalmente, é no verão que se mais se destaca, uma vez que é servido frio. É muito refrescante e uma boa arma para combater o calor.

A história deste prato é difícil de contar. No entanto, existem muitos relatos que asseguram que será espanhol. Segundo esta teoria, esta sopa fria terá sido uma invenção de camponeses andaluzes. Sendo fácil de preparar e com ingredientes banais (e baratos) percebe-se que, noutros tempos, quando a fome era sentida por quase todos, este prato tenha sido criado pelas classes mais desfavorecidas.

A receita mais comum — uma vez que não existe consenso sobre qual será a original — leva pão, tomate e vinagre, o que a torna um pouco mais calórica do que gostaríamos. Por isso, se é fã confesso desta iguaria alentejana, a versão de Mariana Abecassis é uma alternativa mais saudável à tradicional. A nutricionista garante que “além de deliciosa, é nutritiva e fresca”, exatamente o que procuramos nos dias mais quentes.

Do que precisa

—250 gramas de morangos
—3 ou 4 tomates médios
—1 pepino (sem casca e sem sementes)
—½ pimento vermelho (opcional, apenas para quem gosta de sabor mais intenso)
— uma pitada de sal
— manjericão fresco q.b.
— 1 colher de sopa de vinagre balsâmico cremoso
—1 colher de sobremesa de queijo cottage

Como se faz

Comece por lavar os morangos, o tomate e o pepino. Descasque o pepino e retire as sementes. Num robô de cozinha ou numa liquidificadora junte o tomate, os morangos, o pepino e o pimento vermelho (opcional). Triture tudo muito bem, aproximadamente durante 2 minutos, até ficar com consistência cremosa. Tempere com o vinagre balsâmico cremoso, o sal, o manjericão fresco e bata mais uns segundos. No momento de servir, acrescente uma folha de manjericão fresco e uma colher de sobremesa de queijo cottage.

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