Alimentação Saudável

O gelado fit de manteiga de amendoim que é ideal para se despedir dos dias quentes

A receita tem a mão da nutricionista Lillian Barros. Vai precisar de cinco ingredientes muito simples.
De comer e chorar por mais.

Está bem que o frio ainda não chegou, mas Portugal, de norte a sul, também percebeu que já nos podemos estar a despedir dos dias e noites mais quentes do ano. Isso, por sua vez, está longe de ser sinónimo de se ter de acabar com pequenos mimos tão próprios do verão, como é o que caso de comer gelados. 

Se forem propostas repletas de ingredientes saudáveis e pouco calóricos — nem quase precisamos de dizer — melhor. É exatamente uma dessas que surge num post da página do Instagram da nutricionista Lillian Barros, que reúne uma série de receitas de gelados caseiros e com um ingrediente super presente em todas eles: a fruta. Aliás, na descrição da publicação, a fundadora do blogue faz questão de deixar claro que é “a melhor base para qualquer gelado”, acrescentando que sempre que tem fruta muito madura, descasca, parte em pedaços e depois congela.

Neste caso, são as bananas as candidatas a sair do congelador. A elas junta-se um ingrediente apreciado por muitos e que constitui uma boa fonte de vitaminas (E e B) e minerais, como o magnésio, o fósforo, o potássio, o zinco e o cobre, para o nosso corpo. Para além disso, é um importante fornecedor de fitoquímicos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias na nossa alimentação. Falamos-lhe da manteiga de amendoim. 

O resultado: um gelado caseiro delicioso (e, como não poderia deixar de ser, low carb) de manteiga de amendoim. Agora, com o regresso às aulas, pode ser uma escolha para completar o lanche dos miúdos ou para se deliciar (e relaxar) depois de um dia cansativo no trabalho. 

Do que precisa

Três bananas congeladas
Uma a duas colheres de sopa de manteiga de amendoim
Um quarto de chávena 60 ml de bebida vegetal
100 gramas de chocolate mínimo 70 por cento de cacau
Duas colheres de sopa de óleo de coco

Como se faz

Comece por juntar as bananas congeladas, a manteiga de amendoim e a bebida vegetal num processador de alimentos. Com a velocidade no máximo, triture todos os ingredientes até ficar com uma textura semelhante a creme. Depois, a escolha é sua. Pode servir de imediato em bola com sementes por cima ou encher formas de gelado com a mistura obtida. Se escolher esta segunda opção, não se esqueça de colocar os paus de gelado em cada forma. Deixe congelar por cerca de oito horas.

De seguida, carregue na galeria para conhecer mais 15 receitas de gelados saudáveis que pode fazer em casa e em apenas cinco minutos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT