O momento em que surgiu o primeiro gelado é uma incógnita. Na Europa, por exemplo, há receitas publicadas em livro que remontam ao século XVII e, talvez não por acaso, publicadas em italiano, um país com tradição no mundo da gelataria. No século XX, estas receitas entraram num sistema de produção em massa, com milhares de receitas diferentes. Contudo, só recentemente é que as marcas começaram a ter um genuíno cuidado em criar gelados mais saudáveis e sem recorrem a matérias-primas de origem animal.
O Pingo Doce, por exemplo, tem uma proposta bem portuguesa, feita à base de banana e aveia. Sem nenhum laticínio na composição, os novos gelados da marca são perfeitos para o público vegan — mas podem ser apreciados por qualquer um, naturalmente.

“No Pingo Doce monitorizamos diariamente as tendências de consumo nacionais e internacionais, de modo a oferecermos aos nossos clientes produtos inovadores e que respondem, de facto, a necessidades reais. Foi nesse sentido que lançámos o gelado de banana nacional, que configura uma alternativa para as pessoas com um padrão alimentar específico, como os vegans, ou que por algum motivo, como a intolerância à lactose, não podem consumir produtos com leite, sem que tenham que abdicar do sabor do produto”, diz à NiT João Calqueiro, diretor comercial de marca própria da Jerónimo Martins.
Além de vegan, o gelado de banana nacional Pingo Doce foi o vencedor da categoria Free-From Foods, na última edição do European Private Label Awards. “A avaliação dos jurados teve por base os critérios de inovação, apresentação e sabor”. Se analisarmos o rótulo desta opção percebemos o motivo de ter sido premiado. Cada um tem 47 gramas, 89 calorias, 0,9 gramas de proteína e 12 gramas de hidratos de carbono — dos quais 11 gramas são açúcares.
Os gelados premiados estão à venda em 420 lojas da cadeia, em embalagens de quatro unidades. Custam 2,49€ e existe ainda uma versão de morango, que também é produzida em Portugal.
Caso prefira aventurar-se a fazer gelado em casa, temos oito receitas bem saudáveis para testar. Carregue na galeria para as descobrir.