Alimentação Saudável

O gelado proteico de caramelo salgado do Pingo Doce é a nova tentação fit

Os produtos do género tornaram-se um fenómeno. Este Go Active foi lançado há poucas semanas e é já um sucesso de vendas.

As temperaturas sobem e a vontade de comer coisas quentes desce. Esta relação de proporcionalidade inversa é comum a muitas pessoas. O resultado quase matemático da mesma também: os gelados acabam por entrar na rotina alimentar diária. Embora existam inúmeras opções no mercado, a maioria das que se encontram à venda são pouco saudáveis, bastante calóricas e, por isso, péssimas para a dieta. Já está a deprimir? Não vale a pena.

O Pingo Doce acabou de lançar um novo gelado Go Active baixo em calorias e rico em proteína. Ou seja, podemos ter encontrado a opção perfeita para devorar nos próximos tempos. E não estamos a usar o verbo devorar de forma literal — o queremos realmente dizer é comer uma bola (ou duas) num dia de festa.

O gelado é uma sobremesa tão consensual que é muitas vezes servida em jantares com familiares e amigos. E as embalagens de um litro ou 500 ml disponíveis nos supermercados acabam por ser a escolha mais em conta.

Os chamados “gelados de bola” são os favoritos de muitos e segundo a nutricionista Lia Faria têm uma grande vantagem. “Permitem controlar melhor as porções. O que faz com que sejam mais fáceis de encaixar no regime alimentar de cada um e permitem ajustar a quantidade ingerida aos objetivos e necessidades individuais.” Porém, muitas das opções em embalagens familiares disponíveis no mercado não são as melhores do ponto de vista nutricional.

Regra geral, os gelados são feitos à base de leite. Depois, para se tornarem mais cremosos, são adicionadas natas, que aumentam muito a quantidade da gordura da receita final. Um elevado teor gordura, independentemente desta ser saudável ou não, significa sempre um valor energético maior. Tradução: mais calorias.

gelado
Tem nutriscore A.

E é aqui que a novidade do Pingo Doce se distingue. O gelado de caramelo salgado Go Active tem um elevado teor de proteína e baixo ter de açúcares, não tem corantes nem conservantes e é isento de glúten. Cada embalagem de 500 ml custa 2,99€.

“Tem uma textura cremosa e um sabor delicioso a caramelo que se cruza com o salgado, tornando-o uma verdadeira experiência”, descreve à NiT fonte oficial da retalhista.

Segundo aconselha a nutricionista Lia Faria, no momento da compra de um produto deste género devemos sempre analisar os rótulos. “Quanto mais curta for a lista de ingredientes, melhor”, afirma. “Quando falamos de gelados temos de ter em consideração que a presença de açúcar, aditivos e conservantes é comum, uma vez que estamos a falar de géneros alimentícios mais processados”, alerta.

Se analisarmos o rótulo desta opção do Pingo Doce, percebemos porque está a deixar a comunidade fit em alvoroço. Por 100 gramas tem 137 calorias, 11 gramas de proteína e 12 gramas de hidratos de carbono — dos quais 3,3 gramas são açúcares. É feito à base de água e whey — ambos fundamentais para quem treina, ou quem quer aumentar o aporte proteico.

Segundo a especialista em nutrição, os gelados proteicos “são, como o nome indica, mais ricos em proteína, que os demais. Geralmente, têm também baixo teor de açúcares.” Ou seja, são boa opção para aqueles momentos em que só nos apetece comer um doce fresco.

A sobremesa chegou à zona dos congelados dos supermercados Pingo Doce há poucas semanas, mas “tem vindo a registar uma subida nas vendas”, revelou uma fonte da retalhista à NiT.

Caso o caramelo salgado não lhe agrade, pode sempre fazer gelados proteicos com outros sabores. Carregue na galeria e aprenda a preparar 9 versões deliciosas desta sobremesa gelada.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT