Alimentação Saudável

O Granel da Sofia: a mercearia saudável que já conquistou os lisboetas

Nasceu em 2020, mas este ano, os responsáveis decidiram abrir um espaço maior e com mais ofertas sustentáveis.
Tem muita oferta saudável.

A moda da alimentação saudável apareceu, instalou-se e parece ter vindo para ficar. Com esta nova tendência, a aveia, frutos secos e vários tipos de sementes passaram a ser produtos obrigatórios em várias cozinhas. Isto fez com que a compra a granel regressasse, uma vez que muitos portugueses preferem comprar quantidades específicas destes produtos. E, desta forma, evitar o desperdício.

O Granel da Sofia nasceu em outubro de 2020 pelas mãos dos pais da Sofia. Uma menina de dois anos que fez Cesário Rodrigues e Rita Bravo Rodrigues, os pais, perceberem que estava na hora de agir. “Já tínhamos o hábito e uma consciência sustentável. Quando a Sofia nasceu sentimos que precisávamos de deixar o mundo melhor. Queremos fazer o melhor para ela ter o planeta mais limpo e saudável”, conta o casal Rodrigues à NiT.

Cesário tem 34 anos, é engenheiro de telecomunicações e domina as tecnologias. Nasceu em Barquisimeto, na Venezuela, e os pais são madeirenses. Rita tem 32 anos e era farmacêutica. Estudou na Universidade de Lisboa, onde conheceu Cesário, e depois de vários anos atrás de um balcão na farmácia, decidiu lançar-se nesta aventura com o marido. 

Começaram por vender especiarias, chás, leguminosas, cereais e outros produtos a granel, 100 por cento biológicos com certificados e nacionais. Depois, decidiram alargar aos produtos de puericultura e essenciais sustentáveis para a lide doméstica.

Um ano mais tarde, o sucesso foi tal que se mudaram para um espaço maior. Fica no Centro Comercial da Portela e reabriu no dia 1 de abril de 2022. Aqui o conceito não muda. Ou seja, continua a não haver pacotes de arroz ou farinha, caixas de chá ou frascos com pimentas. É tudo vendido a granel, como se percebe pelo nome.

No novo espaço existem dezenas de sugestões saudáveis, como bolachas, fruta desidratada, chás, frutos secos, chocolates, sementes, massas e cereais. “Tentamos que a maioria das sugestões seja nacional.” Todos os produtos estão em dispensadores e recipientes de vidro. É o próprio cliente que se serve, com um dos sacos disponíveis, e só leva a quantidade de que precisar. É uma boa ajuda se for daquelas pessoas que têm pacotes de arroz ou massa na despensa fechados por uma mola da roupa. Depois, há sempre a questão do desperdício.

“É uma vantagem para os clientes, que não perdem dinheiro, e também para o ambiente, com menos embalagens deitadas fora”, explicam os proprietários.

Além de produtos alimentares, existem outro tipo de artigos na mercearia. É o caso dos detergentes, champôs, sabonetes e até líquidos para a máquina da loiça. O objetivo passa por terem cada vez mais opções na loja. “As pessoas podem trazer as próprias embalagens de casa. Se não tiverem temos sacos de papel ou algodão.”

Nos últimos tempos lançaram-se no universo das fraldas reutilizáveis. Um mundo que os pais portugueses têm vindo a explorar cada vez mais. “Notámos que há muita curiosidade e muito interesse. As pessoas começam a ter uma mentalidade diferente, sobretudo quando se olha para o lixo que se produz e quantidade de água que consome na sua produção”.

Rita e Cesário experimentaram primeiro com a pequena Sofia e a experiência foi super positiva: “O mais difícil foi no início, com a opinião da família e amigos. Diziam-nos que a logística ia ser muito complicada e estamos a provar o contrário. Já viajamos com a Sofia e as fraldas e não foi nenhum drama”.

Neste projeto tudo é sustentável. Na zona da grande Lisboa, as entregas das compras feitas na loja online são feitas a pedalar, em bicicletas elétricas. O próximo passo é levarem este conceito de entregas ao resto do País.

Sobre o futuro: “Queremos começar a disponibilizar ter produtos frescos e congelados biológicos e nacionais sempre que possíveis. E entrarmos aqui um pouco nos embalado vegetarianos: tofus, seitan”.

Carregue na galeria para conhecer melhor a nova Sofia a Granel.

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Centro Comercial da Portela, Loja 24, 1°andar
    2685-223 Loures
  • HORÁRIO
  • Segunda a Sexta das 10h às 14h e das 15h às 20h
  • Sábado das 10h às 14h e das 15h às 19h

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT