Alimentação Saudável

O gratinado de legumes sem natas de Catarina Gouveia que se faz em meia hora

Esqueça as longas listas de ingredientes: este prato é pouco calórico e não leva farinha. A receita é recente e já é um sucesso.

Sempre que Catarina Gouveia cozinha um novo prato e partilha o resultado nas redes sociais, a receita torna-se viral. Das famosas papas de aveia com maçã, aos batidos ou bolos, tudo o que prepara é saboroso e fácil de replicar. A última sugestão da influencer foi um gratinado de legumes fit. A receita publicada este domingo, 22 de janeiro, já reúne mais de 15 mil likes — e é fácil perceber porquê.

Trata-se um prato com poucos ingredientes, rápido de preparar e super saudável. A versão vegan de Catarina Gouveia, além de quente e saborosa fica pronta em menos de 30 minutos. E outra vantagem: é uma boa opção para aproveitar os legumes e vegetais que ficaram esquecidos na gaveta do frigorífico.

O melhor? Este gratinado não leva as tradicionais natas, farinha nem gordura, e é baixo em calorias e vegan.

Do que precisa

— 1 colher de sopa de azeite
— 1 cebola
— 1 pimento
— 1 ramo de brócolos
— 1 alho francês
— 1/2 couve flor
— 100 gramas de cogumelos laminados
— 2 copos de bebidas vegetal
— 2 punhados de cajus previamente demolhados
—  2 cenouras
— pimenta q.b.
— noz moscada q.b.
— 100 gramas de queijo ralado vegan

Como se faz

Comece por picar a cebola e depois parta todos os legumes aos cubos. De seguida, coloque uma frigideira larga (anti-aderente ou untada com azeite) ao lume com todos os ingredientes e as especiarias secas. Misture e deixe cozinhar em lume médio durante dez minutos, mexendo ocasionalmente.

A seguir coloque os cajus numa liquidificadora, junte a bebida vegetal, um fio de azeite e tempere com pimenta e noz moscada. Triture tudo. Leve esta mistura a lume brando até obter uma consistência semelhante ao molho bechamel. Quando os legumes estiverem prontos coloque-os numa travessa e cubra com o molho que preparou. Para terminar, polvilhe com o queijo e leve ao forno a 180 graus, durante 20 minutos.

Se está sem ideias para os almoços e jantares das próximas semanas, carregue na galeria para conhecer mais algumas opções rápidas e que não comprometem a dieta.

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