Um dos maiores desafios de qualquer jornada fitness é manter uma alimentação saudável, resistindo às tentações.
Haverá sempre ocasiões em que o apetite por um suculento hambúrguer com pão feito de farinhas refinadas, repleto de molhos e gorduras, se torna mais intenso do que a determinação de seguir o caminho mais rigoroso.
Claro que a presença constante de alimentos ultraprocessados e fast foods, tanto em casa quanto em ambientes de trabalho, pode levar a escolhas alimentares menos acertadas. A melhor estratégia é optar por versões igualmente saborosas, mas mais interessantes em termos nutricionais.
Se não sabe por onde começar, apresentamos-lhe a receita ideal para satisfazer a vontade de comer algo menos saudável. Trata-se de um hambúrguer de frango caseiro, acompanhado por batata-doce — uma alternativa às versões das cadeias de fast food que vai querer repetir.
Do que precisa
— 1 peito de frango picado
— 1 tomate
— 1 batata-doce
— meia cebola roxa
— 2 colheres de café alho em pó
— 1 colher de café sal
— 3 colheres de chá azeite
— coentros picados q.b.
— 2 pães de centeio integrais
— 2 punhados de rúcula
Molho de ervas
— 1 colher de café alho em pó
— 125 gramas iogurte natural magro
— coentros picados q.b.
Como se faz
Comece por picar a cebola e salteie numa frigideira com um fio de azeite até ficar transparente. Retire do lume e reserve. A seguir coloque o frango picado numa taça e adicione a cebola refogada, os coentros, o sal, o alho em pó e misture com as mãos até distribuir os temperos uniformemente. Deixe a carne dentro do frigorífico enquanto prepara as batatas.
Ligue o forno a 180 graus e deixe pré-aquecer enquanto corta as batatas às rodelas. Tempere os pedaços com um fio de azeite, alho em pó e um pouco de sal, misture bem e distribua-os num tabuleiro forrado com papel vegetal. Coloque no forno durante 20 minutos ou até as batatas ficarem douradas.
Retire a carne do frigorífico e molde dois hambúrgueres com as mãos. Depois grelhe os hambúrgueres até ficarem totalmente cozinhados (o interior deverá ficar bem-passado). Confecione o molho misturando o iogurte com o alho em pó e os coentros picados numa taça.
Por fim, só falta montar os hambúrgueres. Para isso, comece por aquecer ligeiramente os pães numa torradeira, sem os deixar tostar totalmente. A seguir coloque num prato e monte os hambúrgueres com o tomate, a rúcula e o molho de ervas, acompanhando com as batatas. Esta refeição promete acabar com os guilty pleasures que ameaçam a sua dieta (pelo menos temporariamente).