Alimentação Saudável

O incrível bolo húmido de mousse de cacau e alfarroba que vai querer provar

A receita de Ana S. Guerreiro, autora do blogue NiT "Mamã Paleo", é perfeita para quem não vive sem chocolate.
Leva óleo de coco.

Seguir uma dieta não significa que tem de fugir e virar a cara a todas as receitas. Há uma lista interminável de alternativas mais saudáveis que podem ajudá-lo a satisfazer os inevitáveis desejos de doces. Se o chocolate for o seu ponto franco, há uma receita do blogue NiT “Mamã Paleo” que tem mesmo de conhecer.

A sugestão que temos para partilhar é um bolo de mousse de cacau e alfarroba. Só até aqui já parece maravilhoso, certo? Mas há mais: é uma versão sem glúten, lactose ou açúcares refinados. “Esta é a minha receita favorita de bolo. É absolutamente delicioso, super leve, esponjoso e húmido”, conta Ana S. Guerreiro.

Pode decorar a gosto.

Entre os ingredientes, destacam-se as farinhas de alfarroba e amêndoa (em substituição da branca) e o óleo de coco (em vez da manteiga). Contudo, a autora deixa sempre diferentes opções para que possa personalizar a receita ao seu gosto. O bolo demora cerca de uma hora a fazer, já contando com a preparação e o tempo no forno. Pode ser incluído numa alimentação paleo e também é adequado a bebés a partir dos 12 meses. Ao servir, pode juntar-lhe frutos vermelhos — como morangos ou framboesas.

Do que precisa 

— Cinco ovos;
— Quatro colheres de sopa de cacau puro;
— Quatro colheres de sopa de farinha de amêndoa;
— Duas colheres de sopa de farinha de alfarroba;
— Duas colheres de sopa de óleo de coco (ou ghee/manteiga/azeite);
— Quatro colheres de sopa de leite de coco (mínimo 85 por cento de coco);
— Quatro colheres de sopa de leite de amêndoa;
— Uma colher de chá de fermento sem glúten;
— Uma pitada de sal;
— Uma colher de sopa e meia de açúcar de coco (opcional).

Como se faz

Separe as gemas das claras, bata as claras em castelo e reserve. Com uma varinha mágica ou liquidificadora, misture os outros ingredientes. Depois de fazer uma mistura homogénea, envolva as claras. Coloque a massa numa forma de silicone e leve ao forno pré-aquecido a 190ºC durante cerca de 30 minutos (pode variar dependendo do forno).

A seguir, carregue na galeria para conhecer outras receitas de bolos saudáveis — mas estes ficam prontos em menos de cinco minutos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT