Alimentação Saudável

O incrível crumble de maçã sem açúcar que pode comer sem culpas

A receita vem da autora da página "Healthy Snack Time" e é a sobremesa ideal para os dias mais frios.
Não precisa de se sentir mal.

Se há fruto que nunca falta na fruteira dos portugueses é a maçã. Tem diversas variedades, com sabores para todos os gostos: maçã reineta, fuji, golden, royal, jonagold, granny smith. E sim, até temos variantes bem portuguesas, como as de Alcobaça.

São ricas em pectina, uma fibra solúvel que atua no nosso corpo aumentando a digestão e diminuindo a absorção de gorduras provenientes da alimentação. A maçã também nos ajuda a controlar os diabetes e protege-nos contra doenças cardiovasculares. 

É ainda um alimento bastante útil para quem pretende perder peso. Isto porque é rica em fibra e água, que ajudam a ter uma maior sensação de saciedade, reduzindo assim o apetite. Além disso, a pectina da maçã, como já mencionámos, ajuda a reduzir a absorção de gorduras pelo intestino, o que diminui a quantidade de calorias ingeridas na refeição.

Podem ser assadas ou acrescentadas a tartes: a forma de as confeccionar dependem apenas da criatividade de cada um. Podem ainda ser usadas para fazer crumble de maçã precisamente a receita que a NiT lhe traz hoje. É autoria de Isabel Lopes, dona da página do Instagram e blog “Healthy Snack Time”. “Foi num destes dias frescos que me lembrei de comer um crumble de maçã quentinho porém lembrei-me logo da receita original, cheia de manteiga, farinha e açúcar. Isso é que era bom, dar cabo da dieta?! Nem sonhar! Decidi criar uma alternativa saudável!”, explica no seu blog.

Foi também a primeira vez que fez a receita, que acabou por correr bem, provando-nos que não é preciso sermos um chef com estrelas Michelin para preparar esta sobremesa saudável.

Do que precisa

— 3 maçãs bem maduras
— 1 chávena de chá de Body Balance – Elegância da Lipton
— Canela q.b.
— 60 gramas de nozes
— 60 gramas de flocos de aveia integrais
— 1 banana
— 30 gramas de coco ralado
— Duas colheres de sopa de xarope de agave

Como se faz

Comece por ligar o forno a 150 graus. Descasque as maçãs, corte-as aos gomos e coloque-as no fundo de um recipiente refratário. Após descascar as maçãs, prepare o chá, colocando-o por cima da fruta, juntamente com a canela.  De seguida, coloque o recipiente no forno durante cerca de 30 minutos, virando as maçãs após 15 minutos. Enquanto a maçã está no forno, junte os restantes ingredientes num processador, em velocidade máxima, até criar uma pasta em forma de bola. Retire as maçãs do forno e disponha por cima a massa que acabou de fazer, adicionando mais um pouco de canela se assim o preferir. Leve novamente ao forno durante cinco a sete minutos (só mesmo para dourar) e está feito.

A autora da receita recomenda que sirva o crumble de maçã ainda quentinho uma ótima sobremesa para os dias de frio que se avizinham.

Já que vai ligar o forno pode aproveitar e fazer também uma receita de bolachas saudáveis. Carregue na galeria e descubra algumas sugestões que se fazem em poucos minutos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT