Certamente não é o único que, por vezes, se sente mal apenas por pensar em doces. É quase como uma traição não consagrada. Comparações à parte, nas receitas a solução é simples: escolher ingredientes mais amigos da dieta e da saúde.
O leite creme, por exemplo, é possível criar uma versão simples, cremosa, deliciosa e, ainda assim, saudável. A proposta é da nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, autora do blogue “Manias de Uma Dietista”, que também não contém lactose.

“Basta substituir alguns ingredientes e temos uma receita igualmente saborosa, textura semelhante e muito mais nutritiva”, revela. A preparação demora apenas cinco minutos. Tome nota.
Do que precisa
— 800 mililitros de bebida vegetal;
— Cinco gemas;
— Seis a sete colheres de sopa de amido de milho;
— Quatro colheres de sopa de xilitol ou açúcar de coco;
— Um pau de canela;
— Casca de limão (a gosto).
Como se faz
Numa tigela misture as gemas, o xilitol ou açúcar de coco e o amido. Num tacho coloque a bebida vegetal, a casca de limão e o pau de canela. Envolva a mistura anterior e leve ao lume, mexendo sempre até engrossar.
Deite o preparado em tigelas e deixe arrefecer. Conservar no frigorífico. Para terminar, polvilhe com canela ou açúcar de coco.
Nota da nutricionista: “Pode guardar as claras no frigorífico para usar mais tarde ou congelar.”
Se aquilo que procura são bolos, carregue na galeria para descobrir nove receitas para comer sem estragar a dieta — há versões com chocolate, uma que inclui batata doce e outras onde as frutas são os principais ingredientes.