Alimentação Saudável

O inesperado alimento que pode deixar a barriga inchada (e é um legume)

Os alimentos com açúcar refinado e os adoçantes artificiais não são os únicos culpados.
Há uma explicação.

Passam-se horas e aguentamos o máximo possível, mas chega um momento em que somos derrotados pelo cansaço: paramos de encolher a barriga e soltamos um dos botões das calças. Passo seguinte: respirar de alívio.

Há muitas pessoas que sofrem diariamente do inchaço na zona da barriga e, além da sensação de desconforto, pode afetar a auto-estima. Qual é solução? Fazer uma lista do que come e analisar os alimentos em comum nos dias em que isto lhe acontece.

Os alimentos com glúten e lactose, o açúcar refinado e os adoçantes artificiais são apenas alguns dos possíveis culpados. Portanto, é estes que deve começar por diminuir no seu dia a dia, sendo que os últimos dois trazem outros problemas, como obesidade e cáries.  

Provavelmente, já diminuiu o consumo deste tipo de alimentos mas, mesmo assim, continua  a sentir o desconforto de ter a barriga inchada. Saiba que até os legumes têm o poder de contribuir para isso.

“Este tipo de alimentos pode mesmo ter um lado menos positivo, neste caso provocar flatulência, desconforto e inchaço abdominal”, revela à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

Um dos mais ingeridos e, por isso, que podemos apontar como culpado, são os brócolos, embora o seu efeito possa variar de pessoa para pessoa. Este legume, assim como outros bastante conhecidos na alimentação diária, têm rafinose na sua composição. O que é isto? Um hidrato de carbono formado por galactose, glicose e frutose, e é de difícil digestão, formando gases durante a fermentação no intestino grosso.

Segundo a especialista, que também é autora do blogue “Manias de Uma Dietista”, há legumes que possuem substâncias que o organismo demora a digerir e, como consequência, formam gases que provocam desconforto.

Falamos dos brócolos.

Isto não significa de todo que deve eliminar estes legumes da sua alimentação. Eles contêm nutrientes importantes, como fibra, vitaminas C e K, ferro e potássio, sendo fundamentais para qualquer pessoas.

Os brócolos, especificamente, até são privilegiados por quem está numa dieta de emagrecimento. Um grupo de cientistas da Universidade de Kanazawa, no Japão, concluiu, em 2017, que os brócolos têm super poderes. Devido ao sulfrano, um fitoquímico presente no alimento, eles ajudam a acabar com os vestígios de gordura rapidamente. Desde então, este legume tornou-se um dos mais famosos no mundo fit. Mas, não se esqueça, tudo o que é em excesso pode não trazer aquilo que procura.

Além disso, cerca de 12 por cento de cada 100 gramas de brócolos corresponde a fibra. Isso ajuda a evitar a absorção de gorduras e açúcares dos alimentos. Este alimento também ajuda a aumentar a sensação de saciedade. 

A recomendação da nutricionista passa apenas pelo consumo de vegetais assados ou cozidos, já que são mais fáceis de digerir. 

Além disso, se variar ao máximo o tipo de vegetais que come, garante que não está sempre a comer aquele que pode provocar mais inchaço, conseguindo contornar o problema e tirando proveito dos importantes nutrientes de todos os vegetais.

Mas os brócolos não são o único alimento desta lista. Carregue na galeria para conhecer outros seis vegetais que podem contribuir para ter a barriga inchada.

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