Alimentação Saudável

O mini cheesecake de lima-limão que é uma perdição (mas pode comer sem culpas)

Esta proposta de sobremesa saudável e deliciosa chega do blogue "Ela Cozinha".
É uma delicia.

Já se perdeu a conta das várias formas de preparação desta sobremesa apreciada um pouco por todo o mundo: o cheesecake. E mesmo que nenhuma seja mais ou menos certa do que a outra, a verdade é que há algumas fórmulas que conseguem ser mais saudáveis, mas sem deixarem de ser deliciosas. É de uma destas variações que lhe queremos falar.

Como o próprio nome indica, na grande maioria dos casos, o queijo atravessa parte das receitas de cheesecake como o ingrediente principal. Mas há um tipo, em especial, que tem vindo a ganhar popularidade por ser baixo em calorias, rico em proteínas e que é uma clara e saudável opção nas receitas deste doce: o queijo quark. 

A proposta da Patrícia Ferreira, no blogue “Ela Cozinha“, vem entregar precisamente o papel de protagonista a este queijo fresco batido, de textura cremosa. Ao seu lado contracenam, também, a lima e o limão. Dois citrinos repletos de poderosos benefícios para a saúde, sendo ambos na sua composição uma boa fonte de vitamina C, fibras e de vários compostos vegetais. São também uma boa fonte de antioxidantes e podem ser bons amigos para ajudar na perda de peso. 

Esta sugestão de cheesecake de lima-limão vem, no entanto, em formato mini. A receita está preparada para servir cerca de quatro porções individuais. Se ainda assim for insuficiente, já sabe, dobre as quantidades dos ingredientes para que toda a família se possa deliciar (e refrescar).

Do que precisa

Base

— Oito bolachas digestivas
— Seis colheres de sopa de sopa de óleo de coco derretido

Recheio
—  200 gramas de Queijo Quark
—  125 gramas de queijo fresco para barrar Santiago
—  Quatro folhas de gelatina
—  Uma lima
—  Um limão
—  Duas colheres de sopa de açúcar de coco

Como se faz

Base

Comece por picar as bolachas digestivas. Junte depois o óleo de coco derretido e misture tudo muito bem. Coloque na base dos copos e “calque” bem. Leve ao frigorífico cerca de 30 minutos.

Recheio

Junte num recipiente o queijo quark com o queijo fresco. De seguida, esprema o sumo da lima e do limão e leve durante 15 segundos ao microondas. Adicione as folhas de gelatina ao sumo já aquecido e mexa. Acrescente o açúcar de coco. Depois, adicione este preparado de sumo aos queijos e misture até que fique com um creme homogéneo. Coloque todo este preparado em cima da base de bolacha e leve ao frigorífico por, pelo menos, duas horas.

O verão convida a consumir alimentos mais leves e frescos. Um deles, claro, são os deliciosos gelados que calham, em qualquer sítio e hora, sempre bem. Contudo, faltam por vezes opções saudáveis, mas nada que não se resolva.

Carregue na galeria para ficar a conhecer 15 receitas de gelados saudáveis para fazer, em pouco mais de cinco minutos, em casa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT