Alimentação Saudável

O pão de maçã, canela e nozes que vai ser a nova estrela dos seus pequenos-almoços

Vai passar a acordar com melhor disposição, só de saber que tem à sua espera este delicioso pão.
Um pequeno-almoço delicioso.

Todos ouvimos desde criança que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia e, se há alguns anos atrás a maioria comia leite com cereais, hoje em dia esta refeição tomou proporções muito diferentes. Os brunches, tostas, iogurtes, ovos ou panquecas tomaram conta desta primeira refeição do dia e já não há como voltar atrás. 

Até para as crianças, os pequenos almoços têm-se tornado mais completos e mais variados, e há uma maior preocupação dos pais em darem aos seus filhos produtos com pouco açúcar e gorduras saturadas. Assim sendo, a procura por opções de pequenos-almoços e lanches caseiros cresceu exponencialmente ao longo dos últimos anos e, como consequência, a oferta também aumentou.

Hoje em dia há uma enorme variedade de produtos à venda, especialmente pensados para a saúde e energia dos mais pequenos ou então pode sempre tentar reproduzir em casa uma das milhares de receitas saudáveis e práticas disponíveis na internet. E não são só as crianças que vão beneficiar com estas novas receitas — vai ver que até acorda com mais vontade, só de saber que tem à sua espera este pão de maçã, nozes e canela.

Esta receita é da Luísa Fortes da Cunha, autora do blogue My Casual Brunch, com mais de 97 mil seguidores no seu Instagram, onde partilha todos os dias receitas práticas, fáceis e saudáveis para recriar em casa.

Do que precisa

— 2 maçãs
— 1 colher de sobremesa de canela
— 1 chávena de chá de farinha de espelta
— 1/2 chávena de farinha de alfarroba (ou de aveia)
— 1 colher de chá de fermento em pó
— 2 ovos
— 1 colher de chá de essência de baunilha
— 2 colheres de sopa de azeite
— 10 nozes

Como se faz

Comece por cortar as maçãs em pedaços mesmo com casca. Coloque numa taça polvilhadas com a canela. Levar ao microondas na potência máxima por três minutos. Depois disto, triture as maçãs com a varinha mágica. Junte as farinhas e o fermento, os ovos a essência de baunilha e o azeite. Misture tudo muito bem. Parta as nozes em pedacinhos e adicione ao preparado. Verta para uma forma de bolo inglês e leve ao forno por 45 minutos a 180°C.

Mas quer mais opções de lanches saudáveis para os miúdos levarem para a escola? Carrega na galeria e descubra 7 opções que pode comprar no supermercado e colocar diretamente na mochila do seu filho.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT