Alimentação Saudável

O pão de queijo saudável (e sem glúten) que pode fazer em casa com 6 ingredientes

Além de saborosa, a receita de Sofia Paixão, autora do blogue "Glúten Free Com Paixão", é fácil de preparar.

Os apaixonados por pão sabem que, depois de começar a comer, é bastante difícil parar. O pão de queijo em particular, típico de países como Brasil, Paraguai ou Argentina, é especialmente viciante e, se não tiver cuidado, estraga-lhe a dieta sem que se aperceba.

Para sorte de todos, assim como muitas outras iguarias, esta já ganhou várias alternativas menos prejudiciais à saúde. Uma delas é de Sofia Paixão, autora do blogue “Glúten Free Com Paixão”. É por lá, e no seu Instagram, que a chef partilha as suas criações, nas quais utiliza sempre alimentos integrais e naturais, de preferência biológicos e o mais frescos possível.

“Esta receita é a minha versão dos tradicionais pãezinhos de queijo brasileiros. Tornei-a mais prática e com ingredientes mais saudáveis”, começa por dizer antes de deixar uma dica valiosa: “A escolha do queijo é muito importante”. Este “deve ser curado e ter um sabor intenso”.

“A farinha utilizada é a fécula de mandioca — polvilho azedo, que por ser uma farinha fermentada tem um sabor a azedo muito característico”, lembra ainda Sofia Paixão. Podem ser feitos simples ou com especiarias. A escolha é sua.

Se os congelar quando estiverem prontos, aguentam durante três meses. Quando lhe apetecer, basta colocá-los, ainda congelados, num tabuleiro forrado com papel vegetal e levá-los ao forno durante 20 minutos a 175 graus, indica a a especialista.

Do que precisa

— 250 gramas de queijo curado sem glúten (cabra, vaca, ovelha, parmesão, manchego ou a mistura de vários)
— 350 gramas de fécula de mandioca — polvilho azedo peneirado
— 2 ovos
— 80 gramas de azeite extra virgem
— 1 a 2 colheres de chá de sal marinho fino (depende se queijo for mais ou menos salgado)
— 130 gramas/ml de leite ou bebida vegetal

Como se faz

Comece por pré-aquecer o forno a 175 graus. Em seguida, coloque o queijo partido em pedaços num processador e triture-o até estar bem ralado. Depois, junte o polvilho e triture mais um pouco. Posteriormente, acrescente os ovos, o azeite e o sal, antes de voltar a triturar até estar tudo bem misturado. Reserve.

Enquanto isso, ponha o leite a aquecer num fervedor e desligue mal comece a levantar fervura. Com o processador ligado, vá deitando o leite bem quente, a pouco e pouco, até a massa ligar. Uma vez pronta, coloque colheradas de massa, deixando espaço entre elas, num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal. Faça-o com a ajuda de duas colheres de sopa. Por fim, leve o tabuleiro ao forno durante, aproximadamente, 20 minutos.

Como os amantes de queijo bem sabem, há queijos e queijos. O ideal é sabermos quais se podem experimentar mais vezes e aqueles que é melhor guardar para ocasiões especiais. A NiT dá uma ajuda. Carregue na galeria para descobrir as calorias de cada tipo de queijo.

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