Partilhar sobremesas em jantares ou almoços é uma forma de criar momentos especiais, mas também de fugir ao total de calorias do doce e sentir que a facada na dieta não é tão grande. No entanto, há uma forma de dar a volta à questão quando tem vontade de ficar com uma sobremesa só para si. O ideal é escolher alternativas que sejam menos calóricas, confecionadas com ingredientes alternativos aos tradicionais.
Quando existem restrições ou preferências alimentares, como critério extra, há que encontrar uma forma de criar receitas que acomodem todas as necessidades. Este petit gâteau é um bom exemplo disso, já que não tem glúten nem lactose. É mais saudável e igualmente fácil de fazer.
Desde 1981, ano em que foi criado pelo chef Michael Bras, que o bolo se tornou um clássico em diversos menus de restaurantes. É também possível comprá-lo no supermercado, mas estas propostas têm, muitas vezes, níveis elevados de gordura e açúcar, que rondam as 23 gramas por uma porção.
Esta versão é fácil de preparar, e permite manter uma rotina de alimentação saudável, garantindo ainda que ninguém fica de fora durante a sobremesa. A receita foi partilhada pela autora Ana Rita Antunes, no blogue “Anita Healthy”, com ingredientes com um valor nutricional mais elevado do que o normal.
Se quiser, pode também preparar um gelado de banana caseiro para acompanhar o petit gâteau, para o qual também há receita. Em menos de meia hora terá duas doses preparadas, podendo aumentá-las conforme preferir.
Do que precisa
— 1 ovo
— 1 gema de ovo
— 2 colheres de chá de xarope de ácer
— 1 colher de sopa de óleo de coco
— 1 colher de sopa de farinha de arroz
— 1 colher de sopa de farinha de amêndoa
— 2 colheres de sopa de cacau em pó
— 1/2 colher de chá de fermento sem glúten
Como se faz
Pré-aqueça o forno a 200 graus e unte duas formas pequenas com óleo de coco. Misture o ovo com a gema, o óleo de coco e o xarope de ácer. Adicione os restantes ingredientes e envolva bem. Coloque a massa nas formas e leve ao forno durante oito a 10 minutos, dependendo do forno. O ideal é ir verificando para não correr o risco de cozer demasiado. Deixe arrefecer e sirva ainda quente.
Carregue na galeria para descobrir mais 14 receitas de gelados saudáveis e deliciosos para fazer em casa, com as quais pode combinar a sobremesa de chocolate.