Alimentação Saudável

Este é o alimento mais popular do ano para combater o cansaço (e emagrecer)

É especialmente usado como chá e está à venda em Portugal. A NiT revela todos os seus benefícios.
Este pó faz maravilhas.

Podia ser o nome de uma vila ou até de um desenho animado. No entanto, a moringa é um alimento — perdão, superalimento. Também conhecida como acácia-branca, uma planta de origem indiana, não é novidade, tanto que a NiT já lhe falou dela há três anos, porém, andou um pouco esquecida e agora promete ser um dos alimentos mais populares de 2021.

Dos benefícios para combater o cansaço ao facto de ser uma aliada no processo de perda de peso, a moringa tem sido notícia um pouco por todo o lado, como na “Vogue” espanhola.

Esta publicação diz, inclusive, que este alimento é tão completo “que poderíamos sobreviver só à base de água e moringa”. “Isto pode parecer exagerado — as dietas variadas e equilibradas são as completas — mas é uma forma de explicar que estamos perante um dos alimentos mais ricos nutricionalmente”. continua.

No país de origem, a moringa é consumida como um legume e todas as partes da planta são aproveitadas, desde as folhas, raízes e sementes à casca, fruta, flores e vagens. Na Europa, a história é outra, sendo a sua principal utilização para  fazer chá. Mas já lá vamos.

À NiT, a nutricionista Sónia Marcelo, autora do blogue “Dicas de Uma Dietista”, já tinha explicado que esta planta contém em todas as suas partes vitaminas e sais minerais numa quantidade jamais encontrada em outras plantas ou frutas. Prepare-se: são 90 nutrientes e 46 tipos de antioxidantes.

“Possui sete vezes mais vitamina C do que a laranja, tem quatro vezes mais cálcio do que o leite e tem quatro vezes mais potássio do que a banana. Além disso, esta planta contém duas vezes mais proteína do que a encontrada no leite — cerca de 27 por cento, semelhante à carne de boi”, revela.

O chá de moringa é um sucesso.

Na verdade, a sua folha garante 30 por cento de proteína e é rica em vitamina C e potássio, além de estar livre de cafeína, sendo uma fonte de energia natural. “As folhas de moringa, que fornecem magnésio, podem ser uma boa opção para quem pratica exercício físico, uma vez que ajuda a fortalecer os músculos e ossos, bem como reduzir o cansaço e a fadiga”, explica a especialista.

A concentração de fibra presente neste superalimento não só ajuda a regular os níveis de glicose no sangue, como ajuda a manter a sensação de saciedade e a controlar o apetite. A nutricionista destaca ainda a sua utilidade para “queimar gordura corporal e acelerar o metabolismo”.

Calma, há mais vantagens no seu consumo: ajuda na redução do colesterol, melhora a pressão arterial, combate à anemia devido ao seu alto teor em ferro, melhora as articulações (graças aos seu efeito anti-inflamatório) e funções mentais, ajuda no crescimento do cabelo e ainda é um ótimo aliado da pele.

Mas, atenção: a moringa só é aconselhada a partir dos oito anos e mulheres grávidas devem consultar um médico antes de consumir este alimento.

Nas lojas Celeiro, por exemplo, pode encontrar saquetas de chá de moringa (6,55€), xarope (26,04€), moringa em  pó (9,99€) — para batidos, sumos, bolos ou smoothies —, suplemento alimentar à base desta planta (19,94€) e até champô (10,99€) e condicionador reparador (10,99€) com moringa, entre outros produtos.

Há outros superalimentos que vale a pena conhecer. Carregue na galeria para saber quais são e tomar nota das receitas para cada um deles, sugeridas pela nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida, autora do blogue NiT “Loveat”.

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