Alimentação Saudável

O prato italiano pouco calórico que pode fazer quando o tempo e o dinheiro não sobram

Esta receita de massa com atum atinge um patamar digno de uma estrela Michelin. Os sabores mediterrânicos fazem toda a diferença.
Faz em 10 minutos.

Trata-se de uma receita que atingiu o estatuto de verdadeiro clássico nas residências universitárias e nas cozinhas de quem precisa de controlar o orçamento até ao fim do mês. O facto de ser um prato barato e saboroso conquista qualquer um. Apesar de muitas vezes desprezada, esta receita pode ganhar outra vida com os ingredientes certos.

Criadas durante a Revolução Francesa, as conservas de peixe eram essenciais para alimentar os soldados dos exércitos durante os conflitos. Porém, rapidamente se tornaram indispensáveis à alimentação do resto da população.

O atum em lata é um daqueles ingredientes que desenrasca qualquer refeição. Quando já não há tempo (nem dinheiro) para muito mais, pode servir de base a diferentes pratos. Valha-nos a criatividade. Neste caso, Sandra Nereu escolher combiná-lo com tomate cherry, alcaparras e ervas de Provence. Uma combinação de sabores mediterrânicos, ou não fosse esta uma receita típica da região italiana da Sicília.

Do que precisa

— 200 gramas de massa de conchas (ou penne)
— 400 gramas de tomate cereja (ou tomate maduro cortado em cubos)
— 50 gramas de alcaparras (peso escorrido; ou azeitonas)
— 400 gramas de atum em lata ao natural
— 1 colher de sopa de azeite
— 1 colher de sopa erva Provence (ou orégãos)

Do que precisa

Corte os tomates cereja ao meio. Escorra o atum. Depois coza a massa de acordo com as instruções da embalagem.
Enquanto a massa coze, numa frigideira larga salteie as alcaparras no azeite por 2 a 3 minutos, para que fiquem mais estaladiças. Retire as alcaparras, reserve e adicione o tomate cereja na frigideira.
Deixe-o cozinhar cerca de 5 minutos, acrescentando água da cozedura da massa sempre que necessário para não queimar e a erva Provence.
Devolva as alcaparras à frigideira, depois o atum e a massa escorridos e envolva tudo.

Com o aumento dos preços nos bens alimentares, as conservas acabam também por ser uma alternativa mais económica aos ingredientes frescos. Carregue na galeria para conhecer mais receitas rápidas e práticas com produtos deste tipo.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT