“Este rolo de carne é dos que agradam a toda a família” e “pode ser preparado de véspera” são duas frases mágicas que qualquer pessoa que tenha de gerir uma casa com miúdos adora ouvir. Se a isto juntarmos que a preparação não demora horas ou suja imensa loiça, parece que encontrámos a combinação perfeita para impressionar a família já no próximo jantar.
É precisamente esta a proposta de Maria Oliveira Dias, apresentadora do programa “Veggie”, da SIC Mulher, e responsável pelo blogue “The Love Food”. Pelo meio, escreveu um livro de receitas chamado “Vegan Gourmet”, que foi publicado em fevereiro e reúne mais de 70 propostas “incrivelmente versáteis, nutritivas, sustentáveis e deliciosas”. Uma delas é uma alternativa ao popular rolo de carne.
A autora vegetariana utiliza feijão, cogumelos e cenoura para conseguir um resultado final idêntico àquele que conhecemos e que encontramos em qualquer restaurante com cozinha portuguesa. Os ingredientes que a autora utilizou dão para fazer um rolo que serve 10 pessoas e é uma forma de pôr os miúdos a comerem legumes sem darem por isso.
Do que precisa
Para o rolo
— 300 gramas de feijão-manteiga
— ½ pimento-vermelho
— 1 cenoura
— 100 gramas de aipo (2 talos)
— 150 gramas de cogumelos
— 1 cebola, picada
— 3 dentes de alho, picados
— 1colher de sopa de azeite
— ½ colher de chá de orégãos
— Uma pitada de sal
— Uma pitada de pimenta-preta
— ¼ de chávena de pão ralado
— 2 colheres de sopa de linhaça, moída
Para o recheio
— ½ receita de queijo mozarela (p. 72)
— 1 mão-cheia de azeitonas pretas
— descaroçadas, às rodelas
Para finalizar
— Pão ralado
— Um fio de azeite
Como se faz
Comece por preparar a alternativa ao queijo mozarela do recheio. Reserve. Depois prepare o rolo: lave o feijão num escorredor sob água fria corrente. Triture num copo alto com a varinha mágica até obter uma pasta. Reserve.
Retire as partes brancas do interior e as sementes do pimento e corte-o em pedaços grosseiros. Corte grosseiramente a cenoura, o aipo e os cogumelos e triture-os no robot de cozinha com o pimento, na função pulse, até ficarem granulados.
Numa frigideira grande, salteie a cebola e o alho num fio de azeite, até dourarem, e junte a mistura de legumes triturados. Tempere com sal, orégãos e pimenta-preta e cozinhe, mexendo frequentemente, até este preparado perder a água.
À taça, onde está o feijão triturado a repousar, adicione os legumes salteados, o pão ralado e a linhaça e envolva bem.
Forre uma forma de bolo inglês com papel vegetal. Deite metade da massa na base da forma e alise a superfície. Faça um sulco no centro, coloque colheradas de mozarela e espalhe as azeitonas por cima. Cubra com a massa restante, tendo o cuidado de selar todos os lados, sem esmagar. Retire da forma e ajuste com as mãos, caso seja necessário, para selar bem.
Pincele o rolo com azeite e polvilhe com um pouco de pão ralado. Leve ao forno a 180 graus, num tabuleiro coberto com papel vegetal, durante 30 minutos, ou até dourar. Espere uns minutos antes de cortar em fatias, e sirva com uma salada generosa.
Para começar (ou continuar) a sua jornada do mundo vegan, a NiT reuniu sete receitas de refeições principais. Carregue na galeria e inspire-se.