Alimentação Saudável

O semifrio com base de salame de chocolate que não estraga a dieta

Uma sobremesa com uma apresentação incrível — e os remorsos não têm de fazer parte dos ingredientes.
Leva tempo mas vale a pena.

Quando o sol começa a espreitar, é tempo de começar a explorar um toque mais frio nas sobremesas. Sabemos que os semifrios são, normalmente, verdadeiras bombas de calorias e açúcar. Mas todas as regras têm a sua exceção.

É nesta categoria que podemos colocar o semifrio de iogurte com base de salame de chocolate fit da autoria de Sandra Nereu, autora do blogue “Panelinha de Sabores”.

Semifrio, salame e chocolate são combinações que associamos a sobremesas mais pesadas. E atenção: não é por haver aqui escolhas bem mais saudáveis que o habitual que deve abusar nas fatias. Ainda assim,  detalhes como trabalhar com tâmaras em vez de açúcar refinado podem fazer a diferença.

Esta é uma receita em duas partes, já que a base tem que ser feita à parte. É o tipo de coisa que pede um pouco de tempo e paciência. Mas o resultado, dá logo para ver pela imagem, vai valer bem a pena.

Do que precisa

Para a base do salame:

100g de tâmaras secas
50g de cacau magro em pó
Um ovo (ou ovo de linhaça)
150g de chocolate preto mínimo 70% cacau
150g de bolacha sem açúcar
150g de mistura de frutos secos

Para o recheio:

900g de iogurte grego pleno (não light)
8 colheres de sopa de ingrediente adoçante de preferência não granulado (stevia, agave ou xarope de ácer, por exemplo)
9g de folhas de gelatina (5 folhas)
1 colher de chá de aroma de baunilha (opcional)
3 colheres de sopa de cacau em pó puro

Como se faz

Para a base de salame:

Hidrate as tâmaras sem caroço num copo alto com 60ml água quente por 10 minutos e triture até obter um creme macio. Derreta o chocolate em banho-maria, passe o creme de tâmaras para uma tigela, junte o cacau e misture. Junte o ovo e volte a misturar. Depois adicione o chocolate e mexa até ficar homogéneo. Parta a bolacha com as mãos e envolva na mistura anterior e junte os frutos secos triturados. “Deve obter uma bola de massa mole”, realça a autora. Leve ao frigorífico apenas o tempo de preparar a forma. Unte e forre a papel vegetal a forma de fundo. Retire a bola de salame do frigorífico e pressione sobre a base. Reserve no frigorífico enquanto prepara o recheio.

Para o recheio:

Coloque as folhas de gelatina a demolhar em água fria por três minutos. Escorra e acrescenta duas colheres de sopa de leite e leve ao micro-ondas 20 segundos para que se dissolvam. Numa tigela misture (sem bater) o iogurte com o ingrediente adoçante. Adicione a gelatina dissolvida em fio e mexendo sempre para que não crie grumos. Pode dividir ao meio e juntar o cacau numa metade e baunilha noutra. Misture ambas em separado. Verta a metade com cacau na base e depois, com cuidado, espalhe por cima a metade de baunilha. Reserve no frigorífico um mínimo de seis horas. Depois pode decorar com frutos secos e saborear.

Está à procura de opções mais simples? Sem problema. Carregue na galeria e descubra 13 sobremesas saudáveis até 5 ingredientes para experimentar em casa.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT