Pode ser difícil de acreditar, mas é possível fazer sobremesas fit com um sabor muito idêntico ao das receitas tradicionais. O truque é escolher ingredientes mais saudáveis, com menos calorias, mas igualmente saborosos.
À primeira vista, este semifrio com um aspeto delicioso parece ser uma bomba calórica. Porém, trata-se de uma versão com muito menos calorias criada por Sandra Nereu do blogue “Panelinha de Sabores”. As habituais natas foram substituídas por iogurte grego e recheio foi feito com uma mistura inesperada para torná-lo ainda mais proteico.
“Há 20 anos fazia esta sobremesa com natas e wafers de chocolate, e encantava os meus convidados em dias de festa. Troquei as natas pelo iogurte, as wafers por bolachas com menos açúcar e continua maravilhosa”, revela a autora desta receita que vai querer aprender o quanto antes.
A combinação de bolachas com um creme aveludado servida fresca é a preferida de muitas pessoas. Se é o seu caso tem aqui uma opção fácil de fazer que irá surpreender pelo sabor intenso e delicioso.
Do que precisa
— 800 gramas de iogurte grego natural
— 9 gramas de folhas de gelatina neutra (5 a 6 folhas)
— 50 ml de leite ou bebida vegetal
— 8 colheres de sopa do adoçante que preferir
— 150 gramas das suas bolachas preferidas sem açúcar
Cobertura/decoração (opcional)
— 200 gramas de iogurte grego natural
— 20 gramas de proteína em pó
— 1 colher de sopa de eritritol (adoçante)
— 20 gramas de bolachas (low carb e/ou sem açúcar)
Como se faz
Comece por forrar o fundo de uma forma de silicone retangular com folhas de alumínio. Depois hidrate a gelatina em água fria durante 3 minutos. Aqueça o leite, sem deixar ferver e escorra a gelatina. Adicione esta ao leite quente e mexa até dissolver.
Numa tigela, misture o iogurte e o adoçante e envolva. Aos poucos — sem parar de mexer — adicione a gelatina dissolvida. Quando obtiver uma mistura homogénea verta 3/4 na forma. Reserve a restante. A seguir, disponha as bolachas em filas e cubra com o resto do iogurte. Leve ao frigorífico durante 4 horas.
Caso opte por fazer a cobertura, misture a proteína e o eritritol com o iogurte. Reserve no frigorífico até ao momento de servir. Nesse momento desenforme o semifrio e espalhe a cobertura. Decore com as bolachas cortadas em pedaços grossos.
Carregue na galeria para descobrir 9 receitas de gelados proteicos e saudáveis ideais para quem não resiste a uma sobremesa fresca.