Alimentação Saudável

O simples e surpreendente salame de chocolate que não leva bolacha (nem açúcar)

A proposta de Luísa Fortes da Cunha tem um desafio para cumprir: ganhar em saúde sem perder em nada do sabor.
Vai uma fatia?

Salame não será certamente das primeiras palavras que nos vem à cabeça quando falamos em algo saudável. Mas na cozinha e na nutrição, a diferença não está tanto no nome mas nas escolhas de ingredientes e quantidades.

A autora do “My Casual Brunch”, Luísa Fortes da Cunha, primou pela criatividade e encontramos aqui uma receita onde há frutos secos e  sementes de abóbora a dar consistência e o doce a ficar por conta de tâmaras ou ameixas, dispensando assim o açúcar.

O resultado é um salame em tudo como os que já conhecemos, que até leva um pouco mais de cor, discretamente, e consegue não nos deixar com culpas a cada fatia. Parece, aliás, que a coisa funciona um pouco ao contrário: “vão adorar. É uma receita para fazer várias vezes”, garante a autora.

Do que precisa

— Uma chávena de chá de flocos de aveia
— Três colheres de sopa bem cheias de mel
— 10 ameixas secas ou tâmaras
— Uma colher de chá de canela
— Uma colher de sopa de sementes de abóbora
— 10 cajus
— 10 amêndoas
— Uma colher de sopa de cacau cru

Como se faz

Comece por pôr de molho em água quente as ameixas ou tâmaras. Deixe por alguns minutos.

Numa taça coloque os flocos de aveia e todos os outros ingredientes. Pique grosseiramente as amêndoas e os cajus e junte depois as ameixas (ou tâmaras) cortadas em pedaços. “Misture tudo muito bem de modo que fique bem aglutinado”, realça a autora. Depois pegue num pedaço de película aderente e deite a massa. Vá apertando a massa, dê-lhe a forma de um cilindro e envolva com a película aderente apertando bem. Vai ao frigorífico por pelo menos uma hora. Depois é só retirar do frigorífico, retirar a película aderente e embrulhar em papel de alumínio. Finalmente é só cortar em fatias. Bom proveito.

Está à procura de mais soluções? A NiT compilou 12 lanches que vão ajudar a manter a dieta. São fáceis e rápidos de fazer. Alguns nem precisam de preparação. Carregue na galeria para os descobrir.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT