Alimentação Saudável

O snack saudável que deve andar sempre consigo custa 59 cêntimos nos hipermercados

Se está num compromisso com a vida saudável, a solução é ter sempre snacks à mão para evitar entrar na pastelaria mais próxima.
O truque começa no supermercado.

Aqueles momentos em que a fome aperta podem ser os mais complicados de gerir para quem quer manter uma alimentação cuidada e um estilo de vida saudável. A solução é ter sempre snacks por perto para que não acabe numa pastelaria a escolher um bolo cheio de creme ou um sumo cheio de açúcar.

Saber quais os alimentos que deve ter sempre em casa torna tudo mais fácil, por isso, a primeira coisa a fazer é organizar o frigorífico, o congelador e a despensa. A partir daí, será muito mais prático preparar as refeições diárias e definir um plano alimentar diversificado e completo. Depois, deve fazer assentar o que precisa comprar na próxima ida ao supermercado. A NiT já lhe disponibilizou a lista de compras infalível para quem está num processo de perda de peso. 

A nutricionista Lillian Barros aconselha ainda a “ir ao supermercado depois de ter comido”. Porque “se formos às compras com fome apetece-nos comprar tudo o que seja de absorção rápida, pois o organismo encontra-se em déficit de energia e provavelmente em hipoglicémia”. E acrescenta: “as calorias não são todas iguais e os alimentos afetam o nosso metabolismo de forma diferente”, e é preciso escolher com critério os alimentos.

Em relação aos snacks, é certo que opções como frutas e vegetais, como a cenoura, cortada em palitos, ou mesmo frutos secos, são super saudáveis. Porém, quando procuramos soluções mais rápidas, sabemos que é difícil resistir à oferta que encontramos no supermercado — embora algumas escolhas sejam implacáveis para a dieta.

A pensar nestes casos, fomos à procura dos snacks que pode meter no carrinho (e sem grandes problemas de consciência).

Custam 0,59€.

Para a nutricionista Ana Rita Campos esta é uma das melhores opções do mercado. Uma sugestão saudável para trocar pelas bolachas normais que encontramos nas grandes superfícies. As marinheiras são idênticas a tostas e, no que diz respeito à sua composição, são das alternativas com menos ingredientes. Ao contrário da maioria das bolachas, que são ricas em açúcares, estas versões não contêm açúcar adicionado e ainda são feitas com azeite e fermento biológicos.

O importante é que não pense que levar comida saudável para qualquer lado é uma tarefa difícil. Caso contrário, vai desistir antes mesmo de tentar. O truque é saber quais as melhores opções do mercado e gostar do que está a comer.

Dentro do espírito “não abuse, mas já que vai ceder à tentação”, carregue na galeria e descubra outros snacks que podem ser soluções práticas e fáceis de encontrar nos supermercados.

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