Alimentação Saudável

O sonho tornado realidade: a mais deliciosa receita de pão de queijo saudável

"Não é de Deus". É assim que muita gente descreve os famosos pães de queijo, uma iguaria típica de países da América do Sul.
Uma versão diferente.

A forma como estas bolinhas de queijo deliciosas se derretem na boca conquistou milhões de fãs um pouco por todo o mundo. O problema, como os apaixonados sabem, é que depois de começar a comer, é bastante difícil parar. Quando se dá por ela já foi uma embalagem inteira.

Estas iguarias muito típicas do Brasil são especialmente viciantes e calóricas. Para sorte de todos, já ganharam várias alternativas menos prejudiciais à saúde e ao ganho de peso. Uma delas é de Sofia Nereu, autora do blogue “Panelinha de Sabores”. Apaixonada por comida saudável, a engenheira de profissão criou uma alternativa diferente, igualmente deliciosa, mas muito mais saudável.

A sugestão partilhada no Instagram dá preferência aos espinafres que, segundo a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, por serem ricos em fibra, com baixo teor de hidratos de carbono e conterem poucas calorias, são bons aliados numa dieta. Precisa de mais motivos para experimentar esta receita com um twist diferente? A autora da sugestão refere que “os miúdos adoram” e esta é também mais uma forma de comerem, mais facilmente, legumes.

Do que precisa

— 150 gramas de queijo creme
— 1 ovo
— 2 mãos cheias de espinafres
— 180 gramas de Polvilho Azedo
— 100 gramas de queijo ralado
— 1 colher de sobremesa de alho em pó (opcional)

Como se faz

Comece por cortar os espinafres em pequenos pedaços. Depois, numa tigela, misture o queijo creme com o ovo. Adicione os espinafres e misture. Junte 150 gramas de polvilho azedo, o alho e amasse. De seguida acrescente o queijo ralado e continue a amassar com as mãos por três minutos. Conforme for amassando, o queijo vai amolecendo, a massa vai ficar mole e peganhenta e vai precisar de polvilho para obter uma bola compacta e maleável. Nesta altura acrescente o restante polvilho e faça pequenas bolas com a massa obtida.

Coloque na airfryer, com dois centímetros de distância, durante 10 minutos, a 200 graus. Dica: forre o fundo com papel vegetal se não quiser lavar no fim. Se preferir fazer no forno, coloque por 20 minutos, a 200 graus.

Se é fã de queijo, carregue na galeria e descubra outras receitas para fazer com os miúdos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT