O strogonoff faz parte do grupo de receitas que não costumam desiludir ninguém. A receita nasceu nos campos militares da Rússia e o nome foi dado em forma de agradecimento a um soldado, chamado Strogonov, que escoltava o cozinheiro do exército. Com a Revolução de 1917 o prato chegou a França, onde sofreu algumas alterações e ficou ainda mais saboroso. A receita tornou-se tão popular que, atualmente é um dos dez pratos mais vendidos em todo o mundo, partilhando o pódio com a lasanha e o filé à parmegiana.
É um clássico, sobretudo porque é super prático de fazer — mas não é a opção certa para quem procura seguir uma dieta equilibrada. Porém, existe uma versão sem natas e muito menos calórica. A autora é a nutricionista Bárbara de Oliveira, que conseguiu tornar esta receita de strogonoff muito mais leve, saudável e ótima para quem procura fazer escolhas equilibradas, ou quer experimentar algo diferente do habitual.
A proposta troca o frango por seitan e as natas por molho de soja. Tome nota do que precisa.
Do que precisa
— 350 gramas de Seitan
— 200 gramas de cogumelos
— 1 fio de azeite
— 1 colher sobremesa de alho em pó
— 4 colheres sopa de molho de soja
— sal q.b.
— 3 colheres sopa de farinha maizena
— 150 ml de leite ou bebida de soja
— 100 ml de água
Como se faz
Comece por cortar a seitan às tiras. Depois, numa frigideira antiaderente, coloque o azeite, o alho em pó, o molho de soja, os cogumelos e a seitan. Tape e deixe cozinhar cerca de 5 minutos em lume médio alto. Tire a tampa e deixe a cozinhar o resto do tempo em lume médio baixo sem tampa.
Enquanto isso, junte num tacho a farinha maizena com o leite e água e mexa muito bem até ficar sem grumos, com a vara de arames, antes de colocar ao lume. Depois leve o tacho ao lume e continue a envolver cerca de 7 minutos até começar a ganhar resistência. Por fim, adicione as natas aos seitan. Envolva durante 1 minuto ao lume. Desligue e continue a envolver até obter a consistência desejada.
Carregue na galeria e descubra mais ideias de refeições práticas, rápidas e saudáveis.