Alimentação Saudável

O surpreendente crepe de espinafres recheado com pasta de atum

Uma receita saudável e simples que vale a pena explorar lá em casa.
A cor verde não engana.

Os crepes podem ter fama de doce ou snack mas são versáteis o suficiente para se transformarem em algo saudável (e, por isso mesmo, sejam muito bem-vindos à nossa dieta). Com os dias de calor que a primavera e o verão hão-de trazer, tornam-se também uma solução prática para as mais diversas situações.

Esta receita de crepe de espinafres recheado com pasta de atum é uma criação da autoria da nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, autora do blogue “Manias de Uma Dietista“. Os ingredientes que pode ver mais abaixo formam a sugestão para um crepe bem servido, o que torna fácil adaptar quantidades para servir mais do que um.

Os espinafres são pouco calóricos e contêm ferro, fósforo, cálcio e vitaminas. Além disso, têm baixo teor de hidratos de carbono e dão ainda um saudável contributo para a dose diária recomendada de fibra. Neste caso, dão também uma coloração verde muito curiosa à receita, que é simples de se fazer.

Do que precisa

Para o crepe:

Um ovo

Meia chávena de espinafres

Duas colheres de sopa rasas de linhaça moída

Uma colher de sopa de bebida vegetal

Para o recheio:

Uma lata de atum

Duas colheres de sopa de queijo quark

Ervas aromáticas

Como se faz

Comece por bater o ovo, junte a linhaça, os espinafres e a bebida vegetal (“não é necessário colocar mas faz com que a massa fique um pouco mais líquida, o que facilita na frigideira”, explica a nutricionista). Depois pode triturar tudo com a varinha mágica, deitar a massa numa frigideira e espalhar se necessário com a ajuda de uma espátula. Deixe cozinhar e vire. Cozinhe por mais uns minutos e recheie.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT