Alimentação Saudável

O tiramisú vegan que pode devorar sem sentir aquela culpa manhosa

Além de ser muito mais saudável, esta alternativa não perde o sabor que tanto adoramos.
O sabor continua lá, a culpa é que não.

Sempre que vamos a um restaurante italiano, na carta de sobremesas há uma opção que raramente falta: o tiramisú. Não é, de todo, um doce tipicamente português, mas a nossa paixão por este doce já o tornou num marco da restauração nacional.

Estima-se que o tiramisú tenha surgido em Itália nos finais do século XVI. A sua criação foi influenciada pela visita do Duque da Toscana a Siena. Os pasteleiros da cidade puseram mãos à obra e recorreram aos ingredientes mais nobres (queijo mascarpone, café e chocolate) para criarem uma sobremesa digna da realeza.

Infelizmente, pelo menos para todos aqueles que estão de dieta, o tiramisú típico não é uma opção que possa fazer parte da ementa, visto ser bastante calórico. Porém, tal como muitas outras sobremesas, também esta tem uma alternativa vegan e mais saudável.

A receita que a NiT seleccionou mantém o sabor característico deste doce — apenas falta uma coisa: a culpa que poderia sentir ao comer esta sobremesa transalpina. É preparada sem ingredientes de origem animal e foi pensada pela nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida. Os substitutos vegetais são as grandes estrelas do prato.

Do que precisa

— 1 bolo vegan (a nutricionista recomenda que seja da marca Puratos)
— 450 gramas de “queijo” creme vegan
— 99 gramas de açúcar de coco
— 55 gramas de óleo de coco
— 225 gramas de leite de coco (só a parte sólida)
— 2 colheres de chá de extrato de baunilha
— 250 mililitros de café forte
— Cacau em pó q.b.

Como se faz

Comece por fatiar o bolo vegan e reserve. Numa taça larga adicione o “queijo” creme vegan, o açúcar de coco, o óleo de coco, o leite de coco (só a parte sólida) e o extrato de baunilha. De seguida, vai misture tudo com uma batedeira elétrica na velocidade máxima, até criar um creme espesso e aveludado. Reserve.

Numa taça vai coloque os 250 ml de café forte e deixe arrefecer. Quando estiver mais frio, pegue nas fatias do bolo vegan e mergulhe-as no café, dispondo depois uma camada de bolo numa travessa. Coloque sobre esta uma camada de creme vegan e alise bem com a ajuda de uma colher. Adicione mais uma camada de bolo embebido em café e termine com o creme. Para terminar, leve ao frigorífico durante algumas horas para que possa solidificar.

Na hora de servir o tiramisú vegan pode polvilhá-lo com cacau em pó.

Carregue na galeria para descobrir outras sobremesas que poderá fazer (e comer) sem arrependimentos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT