Alimentação Saudável

O truque básico que cada vez mais pessoas fazem à noite para emagrecerem

Não faz milagres, mas há quem garanta que é uma enorme ajuda para combater a balança. Será mesmo assim?
É uma das tendências do momento.

Água com limão, a famosa água com limão. Até quem detesta o seu sabor faz o esforço para levar esta relação para a frente — a repórter da NiT, que ingeriu esta bebida durante um mês sem gostar, que o diga. Fala-se muito do seu consumo em jejum, mas este ano a moda é outra.

No início do ano começou a beber-se esta combinação à noite com o objetivo de conseguir benefícios no processo de emagrecimento. Passados alguns meses, este truque já é uma tendência. Mas será que faz mesmo diferença?

A primeira coisa de que deve ter consciência é que nenhuma bebida, seja ela qual for, vai fazer com que emagreça todos os quilos que deseja. Pode ser, sim, uma ajuda para lá chegar, devido à sua composição nutricional — e água com limão não é exceção.

Portanto, sim, esta tendência do mundo fit tem um fundo de verdade. Segundo a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, ingerir esta bebida à noite pode auxiliar a perda de peso por causa do seu efeito saciante — a fibra presente no alimento é uma fibra solúvel (pectina) que promove uma sensação de saciedade — e desintoxicante, apesar de não haver evidência científica.

Para conseguir as vantagens da água com limão sem que isso afete o sono, deve fazer a sua ingestão até duas horas antes de dormir. Mas, cuidado: não é recomendado para pessoas com refluxo gástrico, gastrite ou hérnia do hiato.

Quanto à quantidade de limão ideal, a sugestão da maioria dos especialistas é usar, pelo menos, meio limão fatiado para 250 mililitros de água morna. “É esta temperatura que vai permitir extrair a vitamina C presente na casca. Se estiver demasiado quente, pode anular os benefícios deste fruto”, explica a autora do blogue “Manias de Uma Dietista”.

Só precisa de água e limão.

Outras razões para beber água com limão (à noite ou noutra altura)

“A estrutura atómica do limão é semelhante à dos fluidos digestivos, induzindo a produção de bílis pelo fígado. Isto quer dizer que vai aliviar os sintomas de indigestão”, garante a nutricionista.

Além disso, o limão é fonte de vitamina C, uma vitamina antioxidante que protege as células dos radicais livres e fortalece o sistema imunitário.

O sumo de limão pode também dar a energia extra de que precisa para aguentar um dia de trabalho e ainda ajuda a reduzir a ansiedade e depressão — há quem diga que apenas o cheiro a limão pode ter um efeito calmante.

Para quem anda sempre à procura de truques para ter uma pele bonita, esta bebida também pode ser útil. É que os antioxidantes presentes no limão combatem os danos provocados pelos radicais livre, ou seja, retardam o envelhecimento precoce da pele. A vitamina C presente no limão é super importante para a produção de colagénio, uma proteína que dá firmeza e elasticidade à pele.

Ainda sobre o sono e as dietas, saiba que existem vários alimentos que ajudam a dormir melhor e a perder peso. Carregue na galeria para saber quais são.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT