Alimentação Saudável

O truque de Jennifer Aniston para estar mais jovem do que nunca aos 51 anos

Os anos mal parecem passar pela atriz. E há alguns hábitos conhecidos e outros bem curiosos que explicam o fenómeno.
Tem 51 anos.

Foi ainda nos anos 90, com “Friends”, que se tornou conhecida por ser uma das mulheres mais bonitas de Hollywood. Da relação com Brad Pitt aos êxitos de bilheteira, em todo este tempo a atriz continuou a ser destaque no ecrã e na passadeira vermelha. E continua a sê-lo aos 51 anos.

Como se consegue isto? Claro que o dinheiro e a fama ajudam mas há muito trabalho em tudo isto. E também acompanhamento profissional. De personal trainers aos conselhos de nutricionistas, Aniston tem dado provas de que sabe o que é preciso para se manter elegante (e com saúde).

A revista “Marie Claire” destaca alguns dos segredos da atriz. Não e trata de nenhum elixir milagroso a que poucas pessoas podem aceder. É mesmo uma combinação de ensinamentos que os profissionais que a acompanham ao longo dos anos têm destacado.

Leyon Azubuike é um conhecido personal trainer das estrelas e explica que está habituado a adaptar o plano de treinos da atriz. Quando está em filmagens, é normal que o tempo e a intensidade que dedica aos exercícios diários diminua, ainda assim, Aniston nunca deixa que o exercício físico desapareça da sua rotina.

“Há muito trabalho de resistência, com bandas elásticas, muito saltar à corda, boxe”, explicava em 2019 à “Women’s Health”. “Mas claro que se ela no dia seguinte tem de ir a uma cerimónia de prémios não lhe vou ‘destruir’ as pernas no dia anterior”, explicava na altura com humor. A variedade aqui é chave, acrescentava.

A variedade é sempre uma ajuda para evitar o cansaço das repetições. Demasiado do mesmo é coisa para fartar qualquer um. Ainda assim, o plano mental pede também alguma dedicação. E a própria atriz já no passado deu uma entrevista onde falava da forma como se tinha apaixonado pelo lado mental do exercício, aquela sensação de desafio cumprido.

O caso do boxe em particular tem benefícios físicos mas também na gestão de stress. “É uma boa forma de libertar a agressividade”, destaca Leyon Azubuike, o que também ajuda à boa disposição.

Com menos stress, a pele também se ressente menos e esta é outra área onde a atriz tem cuidados que se destacam. A NiT já deu conta num outro artigo sobre as técnicas de Joanna Czech, a dermatologista que acompanha  atriz, e que incluíam algumas sugestões práticas mas também surpreendentes. No Instagram, a atriz também costuma partilhar um pouco dos seus cuidados.

Na hora de comer, também há algumas escolhas muito próprias. A atriz, por exemplo, já deu conta no passado de ser adepta do jejum intermitente. Esta é uma tendência que continua a merecer debate mas que na prática segue um padrão alimentar em que a ingestão alimentar fica restrita a um período temporal definido. O jejum intermitente apresenta vários modelos que integram períodos de jejum cíclicos, uns mais longos que os outros. A ideia não é propriamente fome mas uma distribuição dos nutrientes para uma altura específica do dia.

Já quando está de facto a comer, a aposta é feita em escolhas inteligentes, com alimentos ricos em nutrientes, hidratos de carbono saudáveis e proteínas (que vão dar jeito na hora de treinar) além de uma colorida variedade de vegetais. As gorduras também não são todas iguais e isso também implica escolhas inteligentes.

Entre as suas escolhas mais curiosas está o facto de ser fã de sumo de aipo. O aipo tem 16 calorias por 100 gramas e é uma ótima fonte de vitaminas A, B, C, E e K e de minerais como o cálcio, o potássio, o sódio e o fósforo. Costuma ser a escolha matinal da atriz.

A rotina diária de Aniston não dispensa também uma modalidade milenar. Falamos do Yoga, que Aniston pratica já desde 2005. A sua instrutora é já também sua amiga pessoal. Falamos de Mandy Ingber, que na sua carteira de clientes conta ainda com nomes como Kate Beckinsale, Emilia Clarke and Jennifer Lawrence.

A juntar ao Yoga, Aniston já falou também publicamente sobre ser fã de meditação e de isso ser algo que a ajuda no plano físico e mental, a par do prazer que tem em ir passear os seus cães. Mas há um outro hábito que a atriz tem e que foge um pouco ao padrão. Este não é tanto uma questão de treino mas de agradecimento. A atriz tem por hábito escrever todos os dias uma lista de coisas pelas quais está agradecida.

Aos 51 anos, a atriz continua em destaque. Em breve vamos poder vê-la numa muito ansiada reunião do elenco de “Friends”. Entretanto vai interpretar Denise White em “Hail Mary”, filme inspirado na história da antiga Miss EUA que se tornou figura de destaque, como gestora de crise de carreiras desportivas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT