Alimentação Saudável

O vegetal anti-stress que vale a pena juntar à sua dieta (em sopa ou sumo)

O aipo tem vários benefícios, ajuda a saciar e é incrivelmente pouco calórico.
Tem apenas 16 calorias por 100 gramas.

Há alimentos que são perfeitos para juntar na sopa. E há outros que funcionam bem em sumos. No entanto, não são muitos os alimentos que podem adaptar-se perfeitamente aos dois cenários como é o caso do aipo.

O aipo tem vários benefícios mas uma das razões pelas quais se tem tornado mais famoso (e até inspirado um sumo em particular) é o facto de ser muito pouco calórico: tem apenas 16 calorias por 100 gramas.

O aipo pode ser também uma ótima fonte de vitaminas como A, B, C, E e K e ainda de minerais como o cálcio, o potássio, o sódio e o fósforo. O aipo pode surgir com duas colorações, branco, ou verde, mas em termos nutricionais é melhor optar pela última.

Quando cozido, as calorias do aipo até podem aumentar ligeiramente (estima-se que para 24 calorias por 100 gramas), mas convém salientar que isto está longe de ser um problema. Até porque uma das características do aipo é ser rico em água e fibras, o que quer dizer que também pode ajudar a promover a sensação de saciedade. E como é óbvio, se nos sentimos mais satisfeitos, temos menos tendência a “empanturrar” o nosso organismo.

Diferentes estudos têm destacado os fitonutrientes e as potencialidades anti-inflamatórias do aipo. Há também investigações que têm realçado os contributos que pode dar em ter termos de colesterol e pressão sanguínea.

Um dos dados mais curiosos é que este vegetal pode dar também uma ajuda na diminuição nos níveis de stress. Claro que o simples ato de comer aipo não resolve os problemas que a pessoa tem na sua vida pessoal ou profissional. Mas este alimento conta com óleos essenciais e magnésio presentes na sua composição, capazes de terem um contributo positivo para o sistema nervoso.

O aipo pode ser muito versátil.

Muitas vezes, há nutrientes que um determinado alimento pode ter, mas que podem precisar da combinação com outros alimentos, para potenciar os benefícios. Em termos de saúde óssea, o aipo é bastante independente, além de cálcio, é rico em vitamina K, precisamente um vitamina que ajuda na fixação de cálcio.

Na cozinha mediterrânica o aipo há séculos que é opção e muitas vezes é ingrediente incluindo em sopas mas também já teve o seu momento de fama como sumo. Kim Kardashian, Miranda Kerr, Sylvester Stallone e o tenista Novak Djokovic estão entre alguns dos nomes que já admitiram a dada altura serem fãs do sumo de aipo. Há até livros dedicados quase em exclusivo ao tema.

Um dos debates em torno desta dieta de sumo foi sobre se havia mesmo muitos benefícios ao consumi-lo em sumo, a verdade é que faltavam (e ainda faltam provas). E nos benefícios que já se conhecem não têm de ser exclusivos em sumo.

Na verdade, uma as boas características da alimentação é que ser diversificada. E uma das vantagens do aipo é que pode bem adaptar-se a diferentes opções. Não acredita? Carregue na galeria e descubra algumas receitas, para todos os gostos, onde pode experimentar aipo.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT