Alimentação Saudável

Olá, outono. Adeus, constipações. Há um fruto que pode comer mais vezes para as evitar

O mais provável é tê-lo em casa, ou no quintal, mas não estar a tirar total proveito das suas vantagens. Os avós é que sabiam.
As constipações são típicas do outono.

O outono já começou e com ele a tosse, o nariz a correr e até mesmo a febre. Se há um ano íamos a correr até à farmácia mais próxima para comprar um teste de Covid, agora estamos a voltar às mezinhas. Claro que a sugestão de comer a típica colher de mel não pode faltar quando alguém se queixa com dores de garganta.

E se lhe disséssemos que há outro alimento ainda melhor para evitar as gripes e constipações outonais? Pois, é. Existe e já deve tê-lo visto em algum quintal. O mais provável é ter sido já obrigado por algum avô mais rezingão a comê-lo ou ter-se arrepiado ao ver comê-lo de forma crua e pura.

Trata-se de um fruto arredondado e amarelo, da família da pera e da maçã: o marmelo. Quantas vezes chegou a casa da avó e sentiu o cheiro doce no ar? Muitas, supomos. Descascar o marmelo, colocá-lo a ferver com um pouco de açúcar e terminar em forma de marmelada. Comer um papo-seco com uma colherada do doce era uma verdadeira extravagância e a mais saborosa.

Mais do que guloso, este fruto tem vários benefícios para a nossa saúde. “É uma ótima fonte de antioxidantes, como compostos flavonoides, caroteno e vitamina C”, diz à NiT a nutricionista Mariana Abecassis.

“Pela riqueza em vitamina C, ajuda no reforço do sistema imunitário e pode ser um bom auxiliar para evitar as gripes”, continua. Mas não fica apenas por aqui. Além de proteger contra doenças crónicas de elevada incidência em Portugal, “como o cancro ou as doenças cardiovasculares”, é um ótimo regulador do intestino, principalmente quando cozinhado.

Se sofrer de hemorroidas ou infeções gastrointestinais, encontra neste alimento um grande aliado. O melhor é que, apesar de doce depois de cozido ou assado, é muito pouco calórico (apresenta cerca de 39 calorias por 100 gramas). Servido com canela fica uma autêntica sobremesa.

Nada se estraga. Ainda que possam ser utilizadas para dar cheiro à casa ou de decorar, as flores do marmeleiro podem também ser consumidas. Quando secas servem para infusões com sabor bastante floral.

Parece que, afinal, os avós sempre tiveram razão, mas nós acabámos por esquecer e desvalorizar esta fruta tão típica do outono.

Como o marmelo, existem outros alimentos fáceis de encontrar nos supermercados, igualmente fonte de inúmeras vitaminas, antioxidantes e substâncias anti-inflamatórias e que ajudam a aliviar os sintomas das constipações. Carregue na galeria para descobrir quais são.

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