Alimentação Saudável

Operação biquíni: a dieta simples para emagrecer antes do verão

Se começar agora ainda poderá eliminar as consequências da estação fria sem grandes sacrifícios ou restrições.
O importante é a consistência.

É quase impossível fugir: assim que começa o bom tempo a preocupação com o corpo vai aumentando. E todos os anos, uns meses antes do verão, muitas mulheres resolvem começar a famosa operação biquíni — e em 2023 não será diferente. A boa notícia é que se começar agora ainda vai a tempo correr atrás do prejuízo e perder aqueles quilos a mais que ganhou durante o inverno.

É possível recuperar a forma em poucos meses, porém,“ é preciso haver uma mudança de mentalidade”, explica à NiT a nutricionista Sónia Marcelo. “É necessário definir as estratégias certas e ver a alimentação como algo positivo, que nos vai dar mais energia e saúde, e não como um castigo. Devemos focarmo-nos no equilíbrio e não na restrição.”

Depois de mudar o chip, lembre-se que o primeiro passo começa na cozinha. Opte por alimentos ricos nutricionalmente: as carnes brancas representam uma boa fonte de nutrientes e com benefícios a diversos níveis; os frutos secos ajudam a emagrecer, pois contêm fibras, proteínas e gorduras boas que dão mais saciedade; os legumes são fundamentais.

Outra dica da especialista em nutrição é trocar o prato onde costuma servir as refeições principais, por um mais pequeno, de sobremesa, por exemplo. “Desta forma, irá comer menos, embora pareça que está a comer a mesma quantidade de comida”, explica. Sónia Marcelo aconselha ainda a preferir alimentos que precisem de ser descascados . “Ao optar por nozes com casca, uma laranja, um ovo com casca, precisamos de mais tempo para comer porque temos de ir descascando os alimentos. Desta forma ficamos saciados mais cedo.”

A hidratação é fundamental. Se tem dificuldades em beber água, lembre-se (ou coloque um alarme) para beber um copo grande (com cerca de 300 mililitros) 30 minutos antes de uma refeição. “Esta dica vai ajudar a sentirem-se mais saciados e a comer menos do prato principal”, garante a nutricoach.

Comece já a mexer o corpo

Se ainda não se dedica ao exercício físico regular, está na hora de começar. Existem inúmeras alternativas para ocupar as horas que passa no sofá a ver televisão. Basta pouco mais de uma hora para ir a um ginásio, onde a variedade de treinos possíveis é imensa. Também pode optar por aquele desporto de grupo que sempre quis experimentar.

Se ainda assim achar que perde demasiado tempo com as deslocações, há ideias mais simples que apagam quaisquer desculpas. Com o material desportivo adequado, pode treinar a qualquer hora em casa —pode até aproveitar para o fazer enquanto vê a sua série favorita.

Não se esqueça que o exercício físico é importante para uma vida saudável, mas 80 por cento dos resultados são conseguidos com a alimentação. Contudo, saber o que funciona e estabelecer uma rotina alimentar não é tarefa fácil — o melhor é procurar a ajuda de um profissional.

Carregue na galeria para conhecer o plano indicado pela nutricionista Sónia Marcelo para quem quer perder peso. Trata-se de uma estratégia simples, natural e eficaz para começar já o seu processo de emagrecimento. Não terá de comprar ingredientes exóticos, nem se trata de uma dieta restritiva. Porém, não se esqueça que é “apenas indicativo das práticas de uma alimentação saudável e não tem em conta as necessidades, objetivos e gostos individuais.”

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT