Alimentação Saudável

Os 11 chás que deve tomar para ajudar o seu organismo a desintoxicar após os excessos

As festas de fim de ano já lá vão. Agora, é hora de abrandar o ritmo, reduzir o stress e voltar aos hábitos de vida saudáveis.
Ideais nos tempos mais frios.

Sabemos que na época que vai do Natal ao final do ano é difícil manter uma alimentação saudável. Sobretudo quando os doces típicos, os pratos substanciais bem regados e os almoços e jantares se multiplicam e estão sempre à espreita. Não é, portanto, de estranhar, que este período fique muitas vezes marcado por uma série de excessos alimentares. Aliados a umas quantas noites mal dormidas, também bastante comuns por esta altura, estes exageros podem desregular os organismos mais equilibrados e levar à acumulação de líquidos.

Para que tudo volte a funcionar corretamente e possa restabelecer o equilíbrio perdido, definir um plano de desintoxicação é uma opção a considerar. À NiT, a nutricionista Sónia Marcelo explica que este plano não deve ser feito por mais do que dois ou três dias e que “o seu objetivo não será a perda de gordura (pois não ocorre num espaço tão curto), mas sim de desintoxicar, eliminar líquidos, desinchar e melhorar o funcionamento do organismo”.

“Para que a desintoxicação ocorra devemos fornecer ao organismo alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes”, razão pela qual os legumes, as saladas e as frutas cruas são a base deste processo, refere a autora do blogue “Dicas de uma Dietista”. Durante o detox, a ingestão de líquidos, principalmente de água, assume “extrema importância, para que as impurezas sejam eliminadas do organismo, além de que é essencial para o bom funcionamento de todos os órgãos”, completa.

Sónia Marcelo lembra ainda que, apesar destes planos ajudarem, “o nosso organismo tem mecanismos de desintoxicação naturais”, pelo que não se deve abusar da sua utilização, mas “privilegiar uma alimentação saudável e equilibrada ao longo do ano”.

A ingestão de líquidos é essencial ao processo de detox e os chás e infusões são uma ótima opção — purificam o organismo, eliminando toxinas, e combatem a retenção de líquidos. Entre as recomendações da especialista Bárbara de Almeida Araújo, que também é autora do blogue “Manias de Uma Dietista”, encontra o chá certo para qualquer ocasião: desde os que ajudam a desintoxicar o organismo aos que lhe permitem ganhar uma dose extra de energia, acalmar, dormir melhor ou que são aliados no processo de perda de peso. Mas, atenção, se tem alguma patologia, está grávida ou a amamentar, consulte o seu médico antes de ingerir qualquer uma destas tisanas.

Carregue na galeria para conhecer as sugestões de Bárbara e também três bebidas à base de chá da Ringana (marca austríaca pioneira no setor dos cosméticos naturais e dos suplementos alimentares).

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT