Alimentação Saudável

Os bolinhos de bacalhau saudáveis que se fazem no forno e que vai adorar

A versão de Vanessa Alfaro contém muito menos gordura quando comparada com a receita tradicional.
Fotografia de Vanessa Alfaro.

Atenção, atenção fãs de bolos bacalhau: o vosso dia de alegria chegou. A NiT tem para partilhar uma receita que pode comer sem se martirizar nos minutos seguintes. É preparada no forno, contém alimentos mais ricos nutricionalmente e continua a ser deliciosa. 

“Contém muito menos gordura do que os bolos de bacalhau tradicionais”, revela Vanessa Alfaro, autora da receita e do blogue em nome próprio. Um dos ingredientes que sobressai é a batata doce, que vai ajudar a mantê-lo saciado. Vai precisar de outros seis alimentos para a confeção — mais algumas especiarias à mistura. 

O resultado final.

No final, pode adicionar um molho. A influencer portuguesa que, perdeu 20 quilos em quatro meses e meio — recorde a história neste artigo —, sugere uma versão com três colheres de sopa de iogurte grego ligeiro, dois ramos de salsa, pimenta, gotas de sumo de limão, uma pitada de sal e um fio de azeite.

Do que precisa

— 200 gramas de batata doce cozida;
— 200 gramas de bacalhau desfiado;
— Quatro colheres de sopa de farinha de espelta ou aveia;
— Três alhos;
— Um ovo;
— Uma cebola;
— Dois ramos bem grande de salsa;
— 100 mililitros de bebida vegetal ou leite;
— Especiarias (pimentão doce, mix de pimentas e alho em pó).

Como se faz

Comece por cozinhar o bacalhau num refogado com azeite, alho e cebola picada. Depois, pré-aqueça o forno a 180 graus. 

Esmague a batata doce com a bebida vegetal. Em seguida, junte o bacalhau já desfiado, o ovo, a salsa, as especiarias e a farinha de aveia, e misture bem até formar uma pasta. Com colheres ou mesmo com as mãos, forme umas bolinhas.

Coloque os bolinhos numa forma própria para levar ao forno, aquecido a 180 graus, durante 25 a 30 minutos — o tempo de preparação pode variar de forno para forno. O ideal é os bolinhos ficarem dourados.

Agora, carregue na galeria para descobrir as receitas de nove coisas impensáveis que, afinal, pode comer sem medo de engordar, desde Nutella a Doritos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT