Se, por um lado, já a vimos ser protagonista numa infinidade de receitas, por outro é fácil reconhecer-lhe os seus inúmeros benefícios para a saúde. Esta, que dizem ser a especiaria mais antiga do mundo, entra em qualquer prato para o deixar mais saboroso e com um aroma marcante e inconfundível. Com certeza já adivinhou: falamos-lhe, claro, da canela.
Esta especiaria, originária da Ásia, prima pela sua versatilidade e graças a isso, acrescentá-la ao seu dia a dia não tem nada de difícil. A prová-lo, chega-nos esta proposta do blogue “My Casual Brunch“: uns biscoitos de canela. Segundo a nutricionista Luísa Fortes da Cunha “são maravilhosos, fofos e ótimos para o lanche”.
Mas não se ficam por ali. Graças à canela como personagem principal desta receita, estes biscoitos para além de serem saborosos, fazem bem à saúde. Saiba que este ingrediente é rico em fibras, é termogénico — isto é, ajuda a queimar a gordura no organismo — e tem propriedades antioxidantes, antibióticas e anti-inflamatórias.
É caso para dizer que o melhor mesmo é juntar o útil ao agradável e começar, assim que tiver um tempinho para ir até à cozinha, a confecionar estes bolinhos de canela. Garantimos-lhe que em menos de uma hora estão prontos a servir e a saborear por todos aí em casa.
Do que precisa
— 250g de farinha de espelta
— Um ovo
— Duas colheres de sopa de farinha maizena ou polvilho doce
— Três colheres de sopa de iogurte cremoso
— Duas colheres de sopa de azeite
— Quatro colheres de sopa de mel
— Uma colher de sobremesa de canela
— Uma colher de chá de extrato de baunilha
— Duas colheres de chá de fermento seco de padeiro
— Uma colher de café de sal fino
— Gema de ovo para pincelar
Para ativar o fermento:
— Um dl de água morna
— Uma colher de chá de açúcar mascavado
— Uma colher de chá de farinha
Como se faz
Em primeiro lugar, comece por ativar o fermento. Num recipiente (de preferência uma chávena) coloque a água morna. Consegue perceber se está na temperatura aconselhada se colocar um dedo dentro dela por 10 segundos sem que se queime. Deite depois o açúcar, a farinha e o pacotinho de fermento. Deixe ativar por cerca de 10 minutos.
Num outro recipiente (de preferência uma taça grande) deite a farinha e todos os outros ingredientes. Por fim, acrescente o fermento ativado. Amasse depois até desapegar. Se vir que a mistura está demasiado aguada, acrescente farinha. Tape depois e deixe levedar.
Depois de a massa ter levedado, agarre num pouco de massa e faça um rolo. Corte em pedacinhos e faça com a massa o formato de um laço. Coloque num tabuleiro e deixe repousar, tapado, por cerca de 20 a 30 minutos. Antes de ir ao forno, pré-aquecido a 180°C, durante 10 a 15 minutos, pincele com gema de ovo. Quando vir que os biscoitos estão ligeiramente tostados, está na hora de os retirar do forno. Por fim, salpique com açúcar em pó e canela ao seu gosto.
Se está à procura de receitas de sobremesas saudáveis, a NiT selecionou doze deliciosas que se prepararam no máximo em cinco minutos. Carregue na galeria para as descobrir.