Alimentação Saudável

Os deliciosos brownies low carb de abacate que se preparam em 35 minutos

Esta versão não tem glúten nem lactose. O grande destaque da lista de ingredientes é o fruto que aumenta a sensação de saciedade.
Vão ser um sucesso.

Os Estados Unidos da América não são propriamente conhecidos pela criação de pratos icónicos apreciados um pouco por todo o mundo. Podemos acreditar que os famosos hambúrgueres nasceram no país mas, na verdade, foram criados na Alemanha. Contudo, existe um bolo bastante popular cuja criação devemos aos norte-americanos: os deliciosos brownies de chocolate.

Ainda não tinham este nome, quando foram cozinhados pela primeira vez em 1893 (são bastante recentes, portanto). Surgiram graças à socialite Bertha Palmer, que trabalhava no hotel Palmer House, em Chicago. Nesse ano decorreu a grande Exposição Universal, na mesma cidade. A filantropa pretendia apresentar algo que pudesse ser facilmente transportado numa lancheira pelos hóspedes que iam visitar a mostra. Com a ajuda da sua equipa de pasteleiros, conseguiu. A receita, porém, não levava chocolate.

A designação brownies apareceu um pouco mais tarde, graças à chef Fannie Farmer, que acrescentou chocolate à preparação cozinhada numa forma retangular. Depois, cortou-a aos quadrados e, desde então, é assim que são servidos. Ao longo dos tempos, a receita foi conhecendo inúmeras versões, umas mais saudáveis que outras.

Patrícia Ferreira, do blogue “Ela Cozinha”, juntou-se a esta tendência e preparou uma versão que pode ser comida sem qualquer arrependimento. Além disso, tal como os originais, são perfeitos para os miúdos levarem para a escola e partilharem com os amigos. Garantimos-lhe que vão ser um sucesso.

Do que precisa

— 2 abacates maduros
— 200 gramas de chocolate preto
— 2 ovos
— 1 colher de chá de fermento em pó
— meia chávena de açúcar de coco
— 3 quartos de uma chávena de farinha de amêndoa
— 1 quarto de uma chávena de cacau em pó
— 60 gramas de nozes picadas
— 1 pitada de sal

Como se faz

Comece por derreter o chocolate em banho-maria e pré-aquecer o forno a 180 graus. Com uma colher retire o interior dos abacates, coloque numa liquidificadora ou triture com a ajuda de uma varinha mágica. Adicione o chocolate derretido e misture. Depois, adicione também o açúcar e os ovos. Mexa bem.

Junta os restantes ingredientes ao preparado e volta a misture até que tudo esteja totalmente incorporado e a massa homogénea. Numa assadeira coloque papel vegetal e unte-a com óleo de coco. Despeje o preparado e leve ao forno entre 25 a 28 minutos. Quando estiver pronto, deixe arrefecer e corte em quadrados.

Se nunca tem ideias para sobremesas rápidas e saborosas, carregue na galeria e descubra 12 receitas saudáveis (e deliciosas) que se preparam em cinco minutos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT