Alimentação Saudável

Os donuts de maçã que vão ser um sucesso na ceia de Natal (e são amigos da dieta)

Esta receita é frita sem óleo ou azeite — é saudável — e vai fazê-la esquecer-se das tradicionais rabanadas e sonhos.
Uma deliciosa receita de maçã para o Natal.
  1. Está a aproximar-se a época natalícia e as sobremesas começam a inundar os almoços e jantares, desde as rabanadas à aletria. Mas sabemos que muitas delas são pouco amigas da dieta, principalmente porque requerem que sejam fritas em óleo ou azeite. No entanto, claro que há uma solução para poder comer doces na ceia de Natal, sem ter de se preocupar com as gorduras e fritos.

Esta é uma receita da Sandra Nereu, autora do blogue “Panelinha de Sabores”. Os donuts de maçã é uma das delícias que pode fazer com a fruta madura que tem lá por casa e que não vai estragar a dieta — porque são fritas sem óleo ou azeite.

Tradicionalmente fazem-se com maçã raineta, mas pode usar qualquer uma das suas preferidas. Para que o resultado seja mais duro, aumente o tempo de fritura e diminua a temperatura da frigideira. 

Do que precisa

— 2 maçãs grandes

— 100 gramas de farinha integral (aveia, espelta ou trigo)

— 1/2 colher de chá de fermento

— 1 colher de chá de canela

— 2 colheres de sopa de ingrediente adoçante ( o que preferir)

— 125 gramas de iogurte natural

— 75 mililitros de leite

— 1 ovo

— 1 colher de sopa de leite ou óleo de coco ou azeite

— 1 colher de sopa canela

— 2 colheres de sopa de eritritol ou stevia ou agave em pó

Como se faz 

Numa tigela, misturar a farinha com o fermento, o ingrediente adoçante e a canela. Noutra tigela bater o ovo, juntar o iogurte e o leite (se usar adoçante líquido, deve misturá-lo apenas aqui).

Adicionar a mistura de farinha à anterior de ovo. Misturar até obter uma massa homogénea e densa. Descascar as maçãs, cortar em rodelas de um ou dois centímetros. Retire o centro de forma a fazer uma argola. Aquecer a frigideira sem óleo a 180ºC por dois minutos.

Forrar o fundo do cesto da fritadeira com papel vegetal (ou um prato de forno ou silicone que caiba no cesto). Mergulhar as rodelas de maçã na massa de forma a ficarem totalmente cobertas.

Coloque no cesto da fritadeira, sem sobrepor, e leve a fritar durante 10 a 12 minutos, dependo da qualidade da maçã. Num prato misturar canela com ingrediente adoçante em pó fino (agave em pó é fantástico para este fim).

Depois de prontas, pincelar com leite ou óleo de coco ou azeite e pressionar sobre a mistura de canela.

Carregue na galeria e tome nota de dez sobremesas diferentes e saudáveis para experimentar este Natal.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT