Alimentação Saudável

Os fofos com recheio de chocolate que vai querer provar (e sem remorsos)

A receita de Luísa Fortes da Cunha é perfeita para os fãs de chocolate e não é sinónimo de "adeus, dieta".
Uma receita de Luísa Fortes da Cunha.

Foi num tempo em que falar de alimentação saudável parecia um tema mais académico que uma adolescente Luísa Fortes da Cunha entrou na cozinha lá de casa explicou aos pais que lá por casa iam começar a comer melhor.

Foi o início de um percurso onde a professora e autora procurou sempre mostrar como comer de forma saudável está longe de ser coisa pouco aborrecida. A própria já contou à NiT a história de como esse espírito deu lugar ao “My Casual Brunch”, uma página onde as receitas saudáveis abundam.

O chocolate (com percentagens elevadas de cacau) costuma ser uma das apostas seguras da criadora e é mesmo isso que encontramos nesta receita de fofos com recheio de chocolate que promete ser um dos cartões de apresentação do “My Casual Brunch”.

Não precisa de muito tempo para preparar a receita (o forno, aliás, fica com boa parte do tempo de trabalho) e vai ver que a pode fazer com muitos ingredientes que já deve ter por casa.

Como se faz

— 6 colheres de sopa de azeite
— 8 colheres de sopa de mel
— 3 ovos
— Uma laranja bem grande ou duas mais pequenas
— Duas chávenas de chá de farinha de espelta ou de aveia
— Uma colher de sobremesa de fermento em pó
— 4 colheres de sopa de leite animal ou vegetal
— Chocolate q.b.

Do que precisa

Descasque a laranja e corte-a em pedaços e depois triture com a varinha mágica. Numa taça coloque o azeite, o mel e as gemas de ovos. Misture muito bem. Junte depois a laranja triturada. Bata as claras em castelo e junte ao preparado anterior. Por fim deite o leite e a farinha onde adicionou o fermento e envolva na massa. “Não bata”, especifica Luísa Fortes da Cunha. Envolva só para que a massa fique fofa.

De seguida, espalhe esta massa num tabuleiro forrado com papel vegetal. Alise bem. Vai ao forno pré aquecido a 180°C durante 12 a 15 a minutos (vá espetando o palito para ver se está cozida, aconselha). Depois de cozido use um cortador redondo para fazer os fofos. Derreta chocolate (70 por cento cacau) e barre um dos fofos com um pouco de chocolate e depois junte outro fofo como se fosse uma sandes. “Por cima pode colocar um pouco de coco ralado”, sugere ainda.

Se é fã de cacau há muito mais para explorar. Carregue na galeria e descubra outras sete receitas saudáveis e deliciosas com cacau para os viciados em chocolate.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT