Alimentação Saudável

Os lanches mais saudáveis (e fáceis de preparar) para os miúdos levarem para a escola

As sugestões são da nutricionista Bárbara de Almeida Araújo. Cada uma conta com seis alimentos super saudáveis que podem ser comidos a qualquer hora do dia.
As crianças vão adorar.

Incutir nos miúdos uma rotina de alimentação saudável nem sempre é fácil. Quem lida com eles diariamente que o diga. No entanto, mesmo não sendo uma tarefa que se leva de ânimo leve, é importante fazê-lo. Segundo o Serviço Nacional de Saúde (SNS), uma dieta distribuída, em termos de composição calórica, variada e inclusiva deve ser promovida, até porque é uma mais valia para o processo de crescimento dos mais novos.

A alimentação das crianças deve depois ser dividida, também palavra da estrutura de saúde, ao “longo do dia, por 5 a 6 refeições diárias”. Se em todas elas inovar for um desafio, encontrámos uma proposta que, pelo menos quando chega a hora de preparar a lancheira dos miúdos neste regresso às aulas, vai ajudá-lo.

Para além disso, esta seleção promete ser uma alternativa aos alimentos habituais consumidos, que, na sua maioria, têm pouco valor nutricional e são frequentemente hipercalóricos, apresentando elevados níveis de sal, açúcar e gordura. 

Com a ajuda de uma publicação na página do Instagram “Manias de uma dietista”, a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo fez um apanhado de algumas ideias simples para os miúdos lancharem para a escola. Cada sugestão — e são três — é composta por seis alimentos saudáveis, que podem ser comidos a qualquer hora do dia, entregando, por todas as suas propriedades nutricionais, uma série de vitaminas e nutrientes aos mais novos.

Desta forma, variar os lanches da pequenada todos os dias vai deixar de ser um problema. Repletos de peças de fruta, legumes, frutos secos, panquecas, crepiocas e derivados de leite (iogurtes e queijo), as ideias da especialista em nutrição Bárbara de Almeida Araújo vão ser preciosas (e saudáveis) aliadas neste regresso aos aulas. 

Por um lado, a primeira proposta da publicação junta panquecas de aveia, fruta, iogurte natural, pão de centeio, ovo e puré de fruta. Por outro, quando quiser variar, pode optar por colocar na lancheira dos miúdos outros seis alimentos: cenouras baby, frutos secos, queijo, queque caseiro, fruta, leite ou uma bebida vegetal. A última sugestão da nutricionista conta com um lanche em que os protagonistas são a granola caseira, fruta, iogurte, crepioca, compota de fruta e leite ou uma bebida vegetal.

Aproveite também para conhecer a seleção que a NiT fez das mais recentes novidades de snacks saudáveis. Pode escolher juntá-los às propostas da criadora de conteúdos da página “Manias de uma dietista”. São também tão práticos que vai querer, para além dos miúdos, que andem sempre consigo.

De seguida, carregue na galeria para os descobrir. 

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