Alimentação Saudável

Os saudáveis lombos de pescada que até os miúdos vão pedir para repetir

O segredo está nos sabores tradicionalmente mediterrânicos que, como bem sabemos, são os melhores amigos da saúde.
Uma receita que fará sucesso à mesa.

Cozinhar pescada leva-nos, muitas vezes, a uma posta com legumes e batata cozidos, sem grande criatividade e pouco a acrescentar. Mas, felizmente, há muitas variações que se podem fazer com este peixe, dada a sua versatilidade. O facto de não ter um sabor muito intenso permite que se possa reinventar das mais variadas formas. 

Não poderia haver melhor forma de aliar um prato de pescada à essência da dieta mediterrânica, na procura de uma alternativa saborosa e saudável. Além da dieta se basear em muitos legumes, poucas gorduras saturadas, peixe no lugar da carne e, claro, o azeite como tempero principal, um dos motivos que justificam a sua popularidade é flexibilidade: nenhum alimento ou grupo alimentar fica de fora — mesmo os doces e o vinho tinto são permitidos.

Foi nos anos 60 que se tornou famosa, com base nos padrões alimentares gregos e do sul de Itália. Segundo um estudo publicado em março de 2023, na “BMC Medicine”, este regime tem um “efeito protetor” contra a demência, independentemente do risco genético de cada pessoa. Como não poderia deixar de ser, a convivência à mesa é também um dos elementos a ter em conta nesta dieta, o que torna tudo muito mais interessante.

Com estes Lombos de Pescada à Mediterrânea é seguro convidar os amigos para o almoço — até mesmo os mais exigentes. Garantimos que fará um sucesso — além de cumprir à risca os requisitos da base alimentar que nos é tão familiar. É essa a proposta de Teresa D’Abreu, no seu blogue Healthy Bites, onde partilhas várias receitas saudáveis, mas cheias de sabor, e todas elas sem glúten. 

Do que precisa 

— 3 tranches de pescada descongeladas
— 1 fio azeite
— 1 cebola em meias luas
— 1 folha louro
— Meio pimento vermelho em tiras
— Meio pimento verde em tiras
— Meio pimento amarelo em tiras
— 3 dentes de alho picados
— 1 colher de chá pimentão-doce
— 200 gramas polpa de tomate
— 100 ml água

Como se faz

Coloque um fio generoso de azeite numa frigideira. Adicione uma cebola em meias luas e os pimentos cortados em tiras e cozinhe até a cebola ficar translúcida. Junte o alho picado e o pimentão-doce, envolva bem e deixe aromatizar o azeite. Junte 100 gramas de azeitonas descaroçadas, 200 gramas de polpa de tomate e 100 ml de água. Envolva e deixe começar a ferver. Quando estiver a ferver, adicione as três tranches de pescada e leve ao forno 15 minutos a 200 graus. 

Carregue na galeria para conhecer outras sugestões do Healthy Bites.

 

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