Alimentação Saudável

Os maravilhosos queques de banana que se fazem em 5 minutos

São simples, super saborosos e bem fáceis de fazer.
Vai querer provar.

Nós conhecemo-los como queques. Mas também são conhecidos como muffins. Seja como for, têm uma história muito antiga e muitos apreciadores. E é fácil de perceber o porquê quando se pensa na variedade possível de opções.

Quando os muffins surgiram no Reino Unido, algures entre os séculos X e XI, eram vistos mais como um pão do que propriamente como um bolo. O nome vinha mesmo da palavra francesa “moufflet”, usada para descrever um pão macio.

Desde cedo que os queques ganharam fama de calóricos e, atenção: há boas razões para essa fama. Mas se há coisa boa que o tempo nos traz é a capacidade de aprender. Há, por isso, algumas mudanças a fazer que fazem com que um bolo que era conhecido como calórico possa ser uma solução saudável e ao mesmo tempo saborosa.

É o que acontece com estes queques de banana. A sugestão desta receita é de Maria Gama, autora do blogue NiT “Põe-te na Linha”. Além de serem bem mais saudáveis do que oturas opções, são uma opção prática e simples de fazer, que podem alimentar sem grandes consequências num pequeno-almoço ou como um snack a meio do dia. A nutricionista explica mesmo que esta receita é tão boa que dá para miúdos e graúdos —o que quer dizer que os miúdos podem levar para a creche ou escola e os pais para o trabalho.

Uma sugestão de Maria Gama.

Do que precisa

 200g de farinha de aveia

 60g de farinha de espelta

 100ml de água

 1,5 bananas maduras esmagada

 2 ovos

 1/2 colher de café de fermento

Como se faz

Comece por juntar todos os ingredientes numa tigela até ficar tudo bem envolvido. Distribua pelas formas de silicone. De seguida, coloque duas rodelas de banana por cima de cada queque. Finalmente, leve ao forno, pré-aquecido a 180⁰ graus, durante cerca de 30 minutos.

À procura de mais sugestões? Carregue na galeria e descubra 12 receitas de muffins que se preparam em 5 minutos — e que se comem sem culpa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT