Alimentação Saudável

Os muffins de alfarroba e frutos silvestres que pode preparar em 5 minutos

A receita da nutricionista Sónia Marcelo, autora do blogue “Dicas de Uma Dietista”, é feita sem açúcar adicionado.
Há quem acrescente pepitas de chocolate — deve ser negro.

Os muffins são um dos snacks favoritos dos últimos tempos e há várias razões simples para isso: são fáceis de fazer, de transportar e ajudam a controlar a saciedade. A receita sugerida pela nutricionista Sónia Marcelo, autora do blogue “Dicas de Uma Dietista”, não tem açúcar e prepara-se em cinco minutos.

A proposta contém mirtilos e farinha de alfarroba na lista de ingredientes. Os benefícios deste último têm sido conhecidos e utilizados há mais de quatro mil anos, sobretudo para substituir o chocolate — a grande diferença é que contém muito menos calorias e gorduras, além de ser rica em fibras e proteínas.

Pode usar outros frutos congelados.

“Uma opção saudável para fazer em casa. Aproveite e guarde alguns para a sua lancheira e das crianças. Assim, fica logo com snacks preparados e saudáveis para a semana seguinte”, diz a especialista.

Do que precisa

— Dois ovos;
— 20 gramas de xarope de agave;
— 25 gramas de farinha de alfarroba;
— 100 gramas de farinha de espelta integral;
— Uma colher de sobremesa de vinagre de sidra;
— 25 gramas de azeite;
— 30 gramas de leite ou bebida vegetal;
— Mirtilos ou outros frutos do bosque (q.b).

Como se faz

Numa taça misture os ovos, o xarope de agave, o vinagre de sidra, o azeite e o leite, e mexa bem. Numa outra taça coloque as farinhas.

Junte ambas as misturas e deite o preparado em formas de silicone. Depois, coloque os mirtilos, ou outro fruto, por cima. Leve ao forno, pré-aquecido a 180 graus, durante 35 minutos.

Carregue na galeria para descobrir outras 12 receitas de muffins que se preparam em cinco minutos — e que pode comer sem culpa.

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