Alimentação Saudável

Os muffins de chocolate para comer sem culpa levam 5 ingredientes

Não contêm glúten, nem lacticínios. E são absolutamente deliciosos.
São perfeitos para os dias frios.

Os muffins surgiram no Reino Unido, entre os séculos X e XI, e eram vistos como um pão e não um bolo. Aliás, o nome deste doce vem da palavra francesa “moufflet”, que é usada para descrever pão macio. Na altura, ninguém imaginava que viriam a ser um dos bolos mais adorados um pouco por todo o mundo.

Entretanto, foram surgindo versões mais saudáveis, mas que não dispensam sabor. É o caso da receita de Ana S. Guerreiro, autora do blogue NiT “Mamã Paleo”, que sugere uns incríveis muffins de chocolate.

Pode acompanhar com fruta.

Só precisa de cinco ingredientes e menos de cinco minutos, já que o forno depois trata do resto. “Ficaram tão  fofinhos. E são super fáceis de preparar”, garante.

Do que precisa

— Quatro ovos;
— Quatro colheres de sopa rasas de farinha neo flour;
— 90 gramas de chocolate preto com 75% de cacau ou superior;
— Uma colher de chá de fermento em pó para bolos;
— Uma pitada de sal.

Como se faz

Derreta o chocolate em banho maria e deixe arrefecer. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com a pitada de sal. Reserve.

Adicione as gemas ao chocolate e mexa bem. Em seguida, adicione a farinha, a baunilha e o fermento, e misture tudo muito bem. Envolva esta mistura nas claras em castelo — mas com cuidado para que não quebrem.

Disponha a massa em pequenas formas de silicone para muffins e decore com as pepitas. Leve ao forno, pré-aquecido a 180 graus, durante cerca de 25 minutos. Coloque a arrefecer sobre uma grelha.

Carregue na galeria para descobrir outras 12 receitas de muffins que se preparam em cinco minutos e que pode comer sem culpa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT