Quando se mudou para Londres para fazer um mestrado em marketing digital, Rosália Costa, agora com 30 anos, mudou também os hábitos alimentares. Pôs a carne e o peixe de lado, mas não queria cair na rotina de comer apenas saladas, algo que se tornaria aborrecido num instante — e conseguiu. Porém, sendo ela também apaixonada por guloseimas, descobrir opções baseadas em plantas e saudáveis não foi tarefa fácil.
“Sempre fui apaixonada por doces e, por isso, também comecei a testar novas sobremesas, muitas delas com chocolate. Faltava-me uma solução conveniente para quando sentia vontade de comer algo doce. Nunca encontrei nada que fosse realmente delicioso e saudável”, conta à NiT. Em 2021 decidiu lançar a Zesty para colmatar esta lacuna. Os novos bombons da insígnia chegam esta segunda-feira, 13 de março, ao mercado.
Rosália descreve-os como “uma explosão de sabores entre uma camada fina de chocolate 70 por cento cacau e recheio de creme de avelã e cacau.” São “super cremosos” e “quase em forma de mousse”. A inspiração para a criação da nova proposta surgiu do feedback positivo em relação ao creme de avelã H2.
“Quisemos testar como seria incorporá-lo dentro de um bombom”, explica a fundadora. E sempre que ceder à tentação da gula estará a apoiar a indústria portuguesa porque são produzidos no norte do País. “Todos os nossos produtos são fabricados em Portugal, dos chocolates às embalagens”, realça. Por sua vez, o cacau vem do norte de África.
Cada bombom tem 49 calorias, um número que pode assustar alguns, mas Rosália explica que no processo de desenvolvimento de produtos, equaciona, “acima de tudo, os benefícios nutricionais de cada proposta”. “Esta tem sido a nossa missão, mostrar que os chocolates não são todos iguais e que um bom chocolate pode e deve fazer parte de um regime alimentar saudável”, explica a fundadora.
Todos os produtos da Zesty têm como principal ingrediente a pasta de cacau. “É composta por polifenóis, uma substância com capacidades antioxidantes e protetora das células.” Por ser rico em cacau, “conseguimos controlar melhor a quantidade que comemos, e o baixo teor em açúcares (um bombom de nove gramas tem apenas apenas 0,1 gramas de açúcar) permite não criar um pico glicémico no sangue sempre que é ingerido”. Já o alto teor em fibra (1,3 gramas por unidade) contribuiu para prolongar a sensação de saciedade, garante.
A par disto junta-se a missão da Zesty em criar alternativas vegans, com todos os benefícios do cacau, “sem perder a experiência em termos de sabor”. Na verdade, o primeiro ingrediente dos bombons, “ao contrário de maioria dos chocolates”, é mesmo a pasta feita com este ingrediente.
Cada embalagem tem nove unidades e pesa, no total, 81 gramas. Custa 5,90€ pode ser comprada no site da marca e, em breve, nos supermercados El Corte Inglès.