Nos últimos anos, vários alimentos têm-se tornado num fenómeno entre a comunidade apaixonada pelo fitness. Por outro lado, há muitas propostas que ainda não chegaram ao grande público, apesar de todos os seus benefícios. É o caso da semolina, um ingrediente que promete ser o seu melhor aliado na perda de peso.
Segundo o que a nutricionista Paula Beirão Valente, da clínica Espregueira, no Porto, conta à NiT, este produto “resulta da moagem parcial dos grãos de trigo ou de milho”. Uma vez que a tal moagem não é completa, acaba por preservar o seu endosperma. Não se deixe assustar pelo nome: trata-se de um tecido de armazenamento de nutrientes que está presente em muitas plantas.
Na sua composição, a semolina tem mais fibras por 100 gramas quando comparada a farinhas mais refinadas. Tem ainda, consequentemente, um índice glicémico mais baixo, sendo a sua velocidade de absorção intestinal um pouco mais lenta, “além de contribuir para uma maior sensação de saciedade e favorecer o trânsito intestinal.” Por último, é uma grande fonte de vitaminas do complexo B, K, ferro, fósforo e selénio.
Este ingrediente é a estrela do novo pudim proteico da ALDI, que foi lançado em abril nas lojas da cadeia em Portugal. A marca explica-nos que este doce saudável “é uma ótima opção para os que procuram uma sobremesa com alto teor de proteína [cada unidade tem entre 38 e 40 gramas]”, um nutriente indispensável não só entre quem faz exercício, mas para quem se preocupa com a saúde.
O consumo de proteína é uma mais-valia por várias outras razões, sendo uma delas o poder na regulação do apetite. “É importante sentirmo-nos saciados e não estarmos sempre com sensação de um vazio”, lembra Sónia Marcelo à NiT. A ingestão deste nutriente não é importante apenas para os músculos e pele tonificados que muitas pessoas procuram. “É também fundamental para a nossa longevidade, funcionalidade e autonomia”, acrescenta a nutricionista.
A ALDI acrescenta que este é “um produto inovador que não existe no mercado, feito com semolina de alta qualidade, sendo uma escolha muito inteligente”. É um sucesso nos diferentes países onde a cadeia opera, nomeadamente Alemanha, Dinamarca, França, Espanha, Polónia, Irlanda, Reino Unido, Hungria, Suíça, Austrália, China, Itália, Áustria, Eslovénia e Estados Unidos.

O pudim é produzido na Alemanha e em Portugal já são vendidas “milhares de unidades por semana, sendo já um dos bestsellers na categoria de produtos proteicos.” Está à venda em todas as lojas portuguesas custam de 1,69€. Quanto aos sabores, pode optar por canela ou natural. Uma embalagem tem 500 gramas.
A fundação da ALDI — uma das principais concorrentes da retalhista Lidl (também alemã) no nosso País — remonta a 1913, quando Anna Albrecht abriu uma loja nos subúrbios de Essen (Alemanha) que oferecia produtos com preços mais baratos que o habitual. Em 1945 o negócio passou para Theo e Karl Albrecht, os filhos. Cinco anos depois já tinham inaugurado outro espaço na mesma zona.
Em 1967 a marca iniciou a expansão internacional, chegando primeiro à Áustria e, em 1973, aos Países Baixos, seguindo-se vários outros países. Em 1976 chegaram a um novo continente graças à estreia da retalhista no Iowa, nos Estados Unidos da América.
A ALDI chegou a Portugal em 2006, com a abertura de supermercados no Algarve, mais especificamente em Portimão, Alcantarilha e Olhão. Seguiram-se novas lojas em Odemira, Caldas da Rainha, Moita, Palmela e Santiago. Mundialmente, a insígnia alemã conta com mais de 10 mil pontos de venda (no nosso território têm 130 espaços).